Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM: construções enxutas/lean construction com Autodesk AEC

Rafael Costa • 29 ago 2022 • Autodesk BIM

BIM: construções enxutas/lean construction com Autodesk AEC

A construção enxuta, também conhecida como lean construction, é um conceito cada vez mais recorrente e se trata de um modo de construção econômico, onde os processos são otimizados através de quantitativos precisos. O resultado é o principal motivo para adoção dessa metodologia de construção, a construção civil sempre sofreu com altos custos para a realização de serviços além dos efeitos ruins que uma construção pode gerar a curto, médio e longo prazo, com base nessa realidade o modelo de construção enxuta prevê diminuição nos diversos impactos de uma construção.

Este processo de construção auxilia na sustentabilidade, principalmente na fase de construção, através de números exatos, há menor desperdício de materiais. A sustentabilidade não só é um requisito de leis ou do proprietário da construção, este deve ser um conceito base para todo tipo de construção. Por meio do BIM 6D as análises relacionadas a sustentabilidade tomam proporção e quantitativos importantes com o software Autodesk Insight, por exemplo, que avalia a questão energética e as influências do sol na edificação, o projeto pode ser concebido a partir dos dados coletados, de forma a ser considerada a sustentabilidade nas tomadas de decisão mais importantes.

Ao aderir a metodologia de construção enxuta os processos passam a ser mais seguros, com o apoio de softwares especializados o planejamento da obra em função do tempo passa a representar melhor as condições da realidade, pois através dos dados obtidos na fase de projeto as peças que compõem o modelo real podem ser executadas com precisão e na maioria das vezes em menor tempo. Para ter apoio nessa esfera, o software Autodesk Navisworks é um grande aliado, ele é capaz de compatibilizar projetos e planejar com exatidão a execução dos elementos, por acompanhar todas as fases de construção e possíveis mudanças, as estimativas de tempo tornam-se assertivas.

 A colaboração e interoperabilidade são conceitos primordiais para a etapa de construção por conferirem alto grau de comunicação entre as equipes, principalmente entre escritório e canteiro de obras, informações passadas com rapidez ajudam a manter o faseamento temporal dentro do planejamento, por esse motivo o Navisworks permite elevado nível de colaboração na nuvem, de modo a, automatizar o processo e torná-lo mais efetivo.

As construções enxutas atingem o escopo de custos da obra, este assunto é de grande interesse na indústria pois infere em maior lucro, os custos reduzidos em uma construção enxuta é um resultado de diversas análises, obtidas através das informações do modelo. Ao investir em softwares de qualidade para gerar quantitativos, e dados em geral, capazes de gerar resultados condizentes com a realidade da obra, a concepção da edificação torna-se diferente pois as decisões são tomadas com uma base mais próxima da realidade. Para análises de custos o Autodesk Takeoff é o melhor recurso pois organiza os custos dos modelos com configurações editáveis para a melhor adaptação da equipe que utiliza-o, permite o upload em nuvem de documentos necessários para a edificação e trabalha com softwares 2D, essas vantagens levam os responsáveis pela obra a entenderem as estimativas de custos do modelo real conhecendo apenas o modelo virtual.

Podemos concluir que as construções enxutas são facilitadas a partir da previsibilidade e ao trabalhar com a metodologia BIM este processo torna-se mais fácil e objetivo, através de dados obtidos na concepção dos modelos. As construções enxutas e a tecnologia BIM estão cada vez mais presentes nos processos da indústria de construção, cabe aos profissionais da área estarem informados e preparados para dominarem essas tecnologias. Os cursos da ENG capacitam profissionais para obterem maior destaque no mercado de trabalho, confira!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Rafael Costa

Rafael Costa

Técnico em Edificações pela ETEC graduando em Engenharia Civil pela Ânima/FMU. Especialista em Projetos de Edificações com foco em BIM, com tecnologias Autodesk na ENG DTP & Multimídia e apaixonado por conhecimento.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design