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Matterport para Educação: Salas de Aula Virtuais em Ambientes de Gêmeos Digitais

Pedro Rocha • 02 abr 2024 • Matterport

Matterport para Educação: Salas de Aula Virtuais em Ambientes de Gêmeos Digitais

Matterport para Educação: Salas de Aula Virtuais em Ambientes de Gêmeos Digitais

O setor da educação está em constante transformação e com o aumento da demanda nas modalidades EAD e Aulas Híbridas, se torna cada vez mais necessário fornecer meios acessíveis e inovadores aos alunos.

Com isso em mente a ENG apresenta a solução em tecnologia de Gêmeos Digitais para escolas e universidades

O que são ambientes de Gêmeos Digitais?

Gêmeos digitais são réplicas exatas de um ambiente que existe no mundo real na tela do seu computador, smartphone ou até Headset VR. estes ambientes ficam disponíveis para a navegação assim como um tour virtual e podem conter diversas informações sobre a instituição ou informações úteis para a formação de seus alunos.

Com a grande vantagem de possuir informações que normalmente não estão disponíveis no local e estar disponível 24 horas por dia, os gêmeos digitais podem ser de grande utilidade para substituir visitas técnicas a diversos locais para cursos como Arquitetura e Urbanismo.

Os modelos de gêmeos digitais podem ser programados para conter informações complexas, integrar outros sites, conter links para download de arquivos para a aula e até mesmo se integrar diretamente ao site da instituição.

Chamadas de Vídeo

A tecnologia de chamadas de vídeo, inicialmente criada para o setor imobiliário, teve grande sucesso dentre as instituições de ensino promovendo a interação natural e dinâmica entre professores a alunos.

O Plug-in preza por elevar o nível das aulas virtuais integrando chamadas de vídeo em tempo real dentro de ambientes imersivos.

Como isso melhora a experiência do Aluno?

Não só proporcionando uma experiência imersiva onde o próprio aluno consegue explorar e adquirir informações valiosas com um gêmeo digital, é possível conectar diversas pessoas ao mesmo modelo utilizando avatares para que os mesmos possam participar de uma aula em uma chamada de vídeo em um ambiente virtual.

A aula virtual possui as mesmas características de uma chamada de vídeo de famosas plataformas como o Google Meet, porém com a vantagem na qual os alunos podem explorar um local completo por conta própria e também com auxílio do professor.

Esta tecnologia implementada desta forma dá as instituições o poder de facilitar e promover a colaboração e interação entre os alunos, mesmo a distância.

Vantagens da Tecnologia

A tecnologia fornece uma opção democrática onde os alunos podem acessar as salas de aula virtuais de qualquer lugar, a qualquer hora e usando diferentes dispositivos, aumentando o engajamento e retenção de informações

O ambiente virtual pode ser personalizado para atender as necessidades de cada aluno e oferecer diferentes recursos e atividades de acordo com o estilo de aprendizado individual.

As salas de aula permitem a criação de simulações e experiências que facilitam o aprendizado de conceitos complexos e até abstratos, podendo conter exemplos vinculados a diferentes regiões do local sendo escaneado, como por exemplo apontar pontos importantes em obras de arte, cada um com seu texto explicativo, ou até vídeo da instituição atrelado ao seu conceito ou história.

Elementos de Gamificação

Os tours virtuais podem trazer elementos valiosos de Gamificação para a aprendizagem dos alunos, tornando o aprendizado mais divertido e incentivando a exploração e criatividade dos alunos.

A gama de integrações possíveis por meios de links anexados a tags podem transformar o ato de estudar em um jogo, onde o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimento e se torna um guia orientando os alunos em uma jornada de aprendizado.

Como são Feitas as Salas de Aula Virtuais?

A criação de um tour virtual com digital twin, passamos por 3 etapas que são cruciais.

Cada um desses passos é adaptado de acordo com o uso que terá o gêmeo digital e com as preferencias de cada um de nossos clientes.

Estas etapas são:

Captura do espaço – Etapa em que tiramos as fotos e realizamos a montagem do tour virtual

Edição e personalização – De acordo com as preferencias dos clientes posicionamos tags com conteúdos personalizados, links e atividades

Integração com a Plataforma de Ensino – Durante a etapa da integração, podemos adicionar o acesso a um site de acordo com a instituição por meio de HTML5, também podemos inserir dados e links de plataformas já existentes dentro do próprio tour virtual

Após sua montagem as salas de chamada de vídeo podem ser abertas sob demanda da instituição para a criação de aulas e promoção da convivência entre os alunos.

O tour virtual também pode ser disponibilizado a alunos sob uma plataforma, utilizando senha ou somente a usuários específicos.

A tecnologia no oferece potencial ilimitado para a criação de experiências de aprendizado com um grande toque de inovação. As aplicações desta tecnologia podem transformar a educação e a tornar mais personalizada e interativa.

 

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Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

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