Metodologias Ativas & Tecnologias Educacionais

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Metodologias Ativas & Tecnologias Educacionais

Conteúdo programático

MÓDULO I

Estratégias Básicas de Aprendizagem Ativa 

  • Futuro e Tendência na Educação;
  • Novas Tecnologias em Educação;
  • Buscando efetividade para o ensino;
  • Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM): Multidisciplinaridade e Práticas Colaborativas em Sala de Aula;
  • Ensino Híbrido - A era digital aliada à educação;
  • Foco na aprendizagem e o aluno como protagonista do processo;
  • O próprio aluno ajudando a aumentar o conteúdo estudado;
  • Experiências reais e o uso da problematização;
  • O conceito de formação por competências e como trabalhar isso com os alunos;
  • Tipos de metodologias de aprendizagem ativa;
  • Variação da atenção do aluno ao longo do tempo;
  • Práticas comuns de ensino que comprometem a aprendizagem;
  • Como se constrói o conhecimento e o papel do aluno;
  • Preparação para as metodologias ativas;
  • Bases pedagógicas para a adoção de metodologias ativas;
  • Cidadania Digital: aluno consciente;
  • Atividades práticas e dinâmicas – mão na massa


MÓDULO II

Técnicas rotineiras para aumentar o envolvimento dos alunos

  • Aprendizagem cooperativa: estratégias que aumentam o envolvimento e tornam o aluno mais ativo;
  • Bases para implementação da aprendizagem cooperativa;
  • Estratégias e atividades para aprendizagem cooperativa;
  • Trabalho em pequenos grupos;
  • Atividades em grupo fora da sala de aula (aprendizagem cooperativa);
  • Metodologia de projetos;
  • Atividades práticas e dinâmicas – mão na massa


MÓDULO III

Sala de aula invertida - Flipped Classroom

  • Sala de aula invertida - origem da metodologia;
  • Bases pedagógicas;
  • Como funciona a estratégia;
  • Mídias;
  • Recursos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) mais utilizados e sua preparação;
  • As estratégias de trabalho na sala de aula;
  • Atividades práticas e dinâmicas – mão na massa


MÓDULO IV

Sala de aula de aprendizagem ativa - Active Learning Classroom

  • Novas abordagens para a sala de aula invertida: Peer Instruction;
  • A reconfiguração da sala de aula como base da metodologia ativa;
  • A dinâmica das aulas;
  • Aplicação do método e suas fases;
  • Planejamento dos objetivos de aplicação da Metodologia(antes, durante e depois);
  • Exemplos da utilização do Socrative para compartilhamento das perguntas
  • Aplicação de TICs durante as aulas (Tecnologias da Informação e Comunicação);
  • Atividades práticas e dinâmicas – mão na massa


MÓDULO V

Aprendizagem baseada em problemas - PBL - Problem Based Learning

  • Origens da metodologia PBL
  • Mas o que é Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ou Project Based Learning (PBL)
  • Características e Objetivos;
  • Vantagens e Desvantagens;
  • E o papel do professor?
  • Eficácia do Método;
  • Praticando o Método;
  • Atividades práticas e dinâmicas – mão na massa


MÓDULO VI

Gamificação no Processo de Ensino- Aprendizagem

  • Contricuições da gamificação para o processo de Ensino-Aprendizagem;
  • Games e Gamificação;
  • Gamificação aplicada no Ambiente de Ensino-Aprendizagem;
  • Uso indevido e limitações;
  • Exemplos práticos de Games na Educação;

Dicas para “Gamificar

  • Objetivo da Aula
  • Avatar/Personagem
  • Acolhimento;
  • Roteiro;
  • Scratch MIT;
  • Chuva de Ideias - Brainstorm;

O Socrative no Processo de Aprendizagem Ativa

  • Estruturação e funcionamento do Socrative;
  • Limitações do Socrative;
  • Atividades práticas e dinâmicas – mão na massa


MÓDULO VII

Mapas Conceituais(ou Mental) no Processo de Ensino-Aprendizagem

  • O que são Mapas Conceituais(ou Mentais) e a Teoria da Aprendizagem Significativa;
  • Por que utilizar Mapas Conceituais?
  • Orientações para o Educador/Professor;
  • Possíveis incorreções nos Mapas Conceituais;
  • Praticando o Método;
  • Ferramenta Digital para Construção de Mapas Conceituais;
  • Atividades práticas e dinâmicas – mão na massa

DIFERENCIAIS ENG DTP & Multimídia

  • Os cursos da ENG são sempre com um participante por computador/device
  • Cursos apostilados
  • Certificado Oficial de Conclusão bilíngue
    (Inglês / Português)
  • Projeto-Piloto assistido
  • Prova de Proficiência
  • Para quem atinge 70% ou mais na Prova de Proficiência, emitimos adicionalmente, um Atestado de Proficiência.

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