Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Navisworks: Planejamento e Cronograma de obras com o BIM

Keila Kotaira • 19 jan 2022 • Autodesk BIM

Navisworks: Planejamento e Cronograma de obras com o BIM

Por que planejar a execução do projeto no Navisworks?

Fazer um bom planejamento de obras, independentemente de envolver ou não o BIM, exige algumas habilidades do profissional, tais como:

  • Organização e habilidade de trabalhar em equipe, transitando entre diferentes setores;
  • Bom senso para antecipar imprevistos;
  • Capacidade analítica para ler e interpretar de maneira coerente os requisitos do projeto.


E requere também se perguntar 3 aspectos importantes do projeto, tais como:

1.º) Quais Atividades?

Listar tarefas, todas elas. Visualizar etapas, serviços e itens. Nesta listagem é comum a utilização de:

  • EAP: a Estrutura Analítica do Projeto e
  • WBS: Work Breakdown Structure.

Além de papel e lápis outras ferramentas que são utilizadas envolvem também, por exemplo: Mindmeister, Trello, MS Visio...



2.º) Quanto Tempo?

A duração das atividades da EAP. Seguem alguns exemplos de duração fixa e variável:

Exemplo de duração fixa, que não depende da quantidade de mão de obra ou equipamentos: a cura do concreto.

Exemplo de duração variável e que depende de quantidade de mão de obra e equipamento: Serviço de alvenaria que pode ser realizado por 1 pedreiro em 30 dias; ou por 2 pedreiros em 15 dias.

Porém, em alguns casos aumentar, a quantidade de pessoas não necessariamente diminui a quantidade de tempo de execução, ainda que a duração seja variável. Exemplo clássico é um bebê que é gestado em mais ou menos 8 meses... duas grávidas não vão fazer um bebê em 4 meses apesar de poderem, talvez, dar à luz a 2 bebês em mais ou menos 8 meses cada.



3.º) Existe Relação de Precedência?

Existem relação de interdependência entre os serviços? Relação entre predecessora e sucessora...

Sequências dependem de:

  • método construtivo,
  • tecnologia
  • e equipe.

Estudar a relação ajuda também a visualizar o caminho crítico (aquele que causa impacto em cadeia).



As Instituições Internacionais de Gestão de Projeto

Existem hoje, instituições internacionais que associam e certificam profissionais de gestão de projetos, as 2 mais famosas são:

  • IPMA = International Project Management Association (A Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos)
  • PMI = Project Management Institute (Instituto de Gestão de Projeto)

 

Mas e o BIM no Planejamento?

BIM (Building Information Modeling), é a Modelagem de Informações da Construção, e envolve a criação de um modelo digital integrado com todas as disciplinas, abrangendo todo o ciclo de vida da edificação.

Em um projeto BIM, uma informação realizada em uma vista é automaticamente propagada em todas as outras, possibilitando um workflow interdisciplinar mais ágil e com fidelidade de informações, maior produtividade e assertividade.

Modelos tridimensionais paramétricos e a interoperabilidade com uso de informações são características do BIM.

Com o uso do BIM além de planejar melhor o projeto, sua execução e operação, é muito mais simples gerenciar as informações da construção.

 

E o Navisworks?

O Navisworks é um software de planejamento, coordenação, gestão de disciplinas da construção civil e revisão de seus projetos respectivos.

É um dos programas mais completos para a análise de interferências entre disciplinas e a simulação do planejamento de execução da obra.

Mas assim como uma folha de papel contendo um planejamento não substitui o profissional gestor de projeto que o gerou, o software também, oferece ferramentas auxiliares para que o profissional possa realizar a tarefa com maior tranquilidade e facilidade.

 

Os "4 diferentes Navisworks":

Existem “diferentes Navisworks" mas o que as pessoas mais utilizam é o Navisworks Manage mesmo, a versão completa, com todos os recursos. É a versão utilizada em treinamento e no dia a dia do profissional responsável pelo planejamento e coordenação.

Já o Navisworks Simulate é a 'versão LT' (versão ‘light’). É parecido com o Manage, e custa cerca de só um quarto do preço da licença do Navisworks Manage, porém não possui o controle e detecção de clashes, e vem com menos ferramentas. É uma versão enxuta.

O Navisworks Freedom: É um visualizador gratuito. Não permite salvar o arquivo. É parecido com um leitor de *.pdf, porém para projetos BIM de planejamento. Ou seja: ele só abre e visualiza, mas não salva alterações. Portanto, mesmo que o escritório parceiro não tenha a licença do Navisworks Manage completo, pode utilizar o Navisworks Freedom para visualizar o arquivo gratuitamente.

O Navisworks Manage BIM 360 é uma opção que vem junto e pode ser utilizada no pacote do Navisworks Manage. Com ele, efetuando-se o login (é necessário conexão com a internet), o software habilitará funções adicionais na aba “BIM360”, para realizar o projeto com colaboração à distância via nuvem e usar o botão “Refresh” para atualizá-lo mesmo à distância também.

O Navisworks permite trabalhar com mais de 30 extensões de arquivos diferentes (tais como os de Revit, 3DSMax, Rhino, IFC, Inventor, Catia, Solidworks, AutoCAD etc.) além de vir com extensões nativas, do próprio software, como o NWC (Navisworks cache file), NWF (Navisworks file set) e NWD (Navisworks Document).

Vale lembrar que, uma prancheta não faz o desenho para você, mas permite demonstrar o seu repertório e experiência através dos projetos que você consegue realizar com ela.

O Navisworks, da mesma forma, permite verificar a sua capacidade de planejar e coordenar, também permitindo demonstrar a sua experiência e qualidades como profissional gestor.

Veja a seguir um exemplo de Tabela com sequenciação de tarefas:


Exemplo de Sequenciação de Aldo Dórea Mattos (Planejamento e Controle de Obras).

Antigamente, gestores já utilizaram Diagramas PERT/CPM, como este:


Exemplo de Diagrama PERT/CPM, ADM (Arrow Diagramming Method), ou AoN (Activity-On-Node)(diagrama de flechas, setas de atividade para pontos de evento)

Diagramas como o Roy, a seguir, também já foram muito utilizados no passado:


Diagrama ROY, PDM (Precedence Diagramming Method), ou AoA (Activity-On-Arrow): (diagrama de redes, blocos de atividade conectados com setas)

Outro Diagrama consagrado, que é utilizado ainda hoje em diferentes softwares, é o de Gráfico de Gantt, como o que pode ser verificado a seguir:


Exemplo de Gráfico de Gantt (tabela de atividades com gráfico de barras)

Todos eles podem ser utilizados para fazer o "croqui" do planejamento.

O Navisworks não faz PERT nem ROY, mas trabalha com o Gráfico de Gantt (o gráfico de barras) e permite rebater o planejamento para controle posterior no Project, Primavera e outros softwares de planejamento com formato *.CSV.

 

O Navisworks é um programa voltado ao planejamento, coordenação e revisão de projetos de construção. Ele faz a ponte que permite combinar modelos de diferentes origens com navegação em tempo real.

Permite revisar o projeto e utilizar diversas ferramentas de planejamento, detectar conflitos, realizar simulações de cronograma, animações de câmera e animações de objetos com scripts de ativação, e obter render foto-realista do tipo Raytrace, dentre outras possibilidades.

Disponibiliza vários recursos auxiliares para a visualização e debate sobre problemas que podem ocorrer caso não solucionados antes de determinada data e/ou tarefa acontecer.

Com o Navisworks, podemos encontrar uma solução prévia para conflitos multidisciplinares (os clashes) e, em equipe, evitar atrasos e multas contratuais em obra, minimizar perda de material e retrabalho em canteiro, e gerar maior economia e eficiência em planejamento e gestão.

Usar o Navisworks Manage permite gerenciar a Informação do modelo a ser construído, apoiando o planejamento prévio, que fundamenta o BIM e o seu uso, mas também facilita o acompanhamento durante a execução da construção, com atualizações do que foi planejado e o que foi realizado.

O Navisworks não é um software de modelagem. Modificações geométricas devem ser feitas no software de origem, seja ele o Revit, Civil 3D, AutoCAD, dentre outros.

Mas, apesar de não ser voltado à modelagem 3D, o Navisworks aceita e conecta mais de 30 formatos de arquivos de outros diferentes programas, melhorando a coordenação e visualização deste conjunto de desenhos e informações técnicas, com navegação fluída e facilitada através de arquivos intérpretes leves.

Com ele, temos uso prático e facilitado para a equipe e a compreensão do projeto por todos os envolvidos, por exemplo, em uma reunião. Você já planeja e simula os seus projetos com o Navisworks?

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Keila Kotaira

Keila Kotaira

Keila é um dos nomes mais conhecidos em edição e gestão de bibliotecas BIM no Brasil. Arquiteta Urbanista (2005) e Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da Construção Civil (2020), é autora de materiais para treinamentos, professora e coordenadora de curso em instituição de ensino superior. É instrutora, ministra treinamentos e consultoria. E é Autodesk Certified Instructor (ACI-Silver) e ACP (Autodesk Certified Professional) de diversos softwares da Autodesk para o mercado de construção civil, dentre eles, todos os ACP de Revit. É instrutora da ENG desde 2015.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design