Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Uso obrigatório de BIM no Brasil, quais serão os benefícios?

Pedro Rocha • 27 jul 2023 • Autodesk BIM

Uso obrigatório de BIM no Brasil, quais serão os benefícios?

O país se encontra em estado de mudança devido ao decreto 9.983 de 22 de agosto de 2019 que promove o uso de BIM para instituir um ambiente adequado para o investimento em Building Information Modeling — BIM com o objetivo de difundir o BIM como ferramenta para que todos os setores possam aproveitar com seus benefícios.

Mas o que exatamente é BIM e como ele pode auxiliar na indústria?

A sigla BIM — Building Information Modeling ou construção da informação da modelagem é uma metodologia de trabalho que utiliza de modelos 3D e informações que podem ser adicionadas e atribuídas a elementos para criar, gerenciar e compartilhar dados sobre um projeto de construção ou infraestrutura ao longo do projeto. Esta abordagem de criação de projetos afeta significativamente a eficiência, precisão e coordenação de projetos entre diferentes setores, de forma a “traduzir” e simplificar processos de diferentes setores no mesmo projeto.

A metodologia BIM se destaca por trabalhar em diferentes dimensões ao mesmo tempo, acelerando cada vez mais o fluxo de trabalho das equipes. As comumente chamadas “dimensões do BIM” vão além das tradicionais dimensões espaciais (2D e 3D). Dentre todas elas estão:

3D — Modelo tridimensional da construção incluindo dimensões formas volumes e informações visuais.

4D — Além de informações espaciais, a quarta dimensão envolve o tempo, que permite a simulação de diferentes cronogramas para a construção do projeto e melhor planejamento e gestão do cronograma.

5D — Incorpora a dimensão do custo levando em consideração o 3D e o 4D, permitindo associar informações de custos e orçamentos de projeto individualmente entre todos os elementos, tornando simples realizar comparações de preço para um projeto mais econômico.

6D — Sustentabilidade e análise do ciclo de vida dos materiais e do sistema construtivo. Informações como eficiência energética, impacto ambiental e manutenção após a entrega do projeto.

7D — Gestão de ativos e manutenção predial, com informações sobre a operação e manutenção de toda a edificação, seja manualmente ou por sistemas integrados de IoT.

8D — Esta dimensão se refere a segurança do projeto e a incorporação de informações relacionadas a segurança ocupacional e medidas de prevenção de acidentes durante e após a obra.

9D — Lida com Legislação e regulamentação como normas, códigos de construção e requisitos legais.

E como este decreto afetará as empresas?

A adoção obrigatória do BIM acompanhará um processo de adaptação para que empresas do setor de projetos públicos de infraestrutura, que serão as primeiras afetadas pelo decreto, possam cumprir todas as exigências legais para o trabalho com a ferramenta. Para isso será necessário a capacitação e o treinamento de equipes para que seus profissionais tornem-se aptos a trabalhar com o BIM.

Após o período de adaptação, os benefícios do BIM se tornarão evidentes para estas empresas, pois permite maior eficiência e qualidade nos projetos, possibilitando maior coordenação entre equipes e a identificação de conflitos antecipados, reduzindo o retrabalho, graças às capacidades da metodologia de abordar o projeto de forma interdisciplinar e colaborativa. Um grande exemplo disso é o pacote AEC da Autodesk, que combina softwares de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil com total compatibilidade, padronizando a informação para que possa ser utilizada em todos os softwares, tornando a experiência de comunicação interdisciplinar o mais suave possível.

E como ficará o mercado?

Empresas que investirem e adotarem mais cedo o BIM podem se tornar mais competitivas no mercado de construção, pois se adaptarão com antecedência e já estarão alinhadas com as exigências governamentais e aptas a atender todos os pre requisitos exigidos pelo governo. Não só isso, mas empresas que incorporarem BIM em seus processos notarão melhora em redução de custos, qualidade de projetos, cumprimento de prazos, comunicação com o cliente, acesso a novos mercados e inovação em novas tecnologias.

Portanto, as mudanças serão extremamente positivas ao mercado de construção civil brasileiro, posição se tornarem mais competitivas, as empresas que adotam o BIM estão em uma posição favorável para conquistar mais projetos, garantir a satisfação dos clientes e enfrentar os desafios da indústria da construção de forma mais eficaz.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design