Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Otimizando tempo e aumentando a produtividade com o BIM 360 em nuvem

Leticia Almeida • 21 jan 2022 • Autodesk BIM

Otimizando tempo e aumentando a produtividade com o BIM 360 em nuvem

Conforme o trabalho remoto ganha cada vez mais espaço no atual cenário do mercado de trabalho, ferramentas que fazem bom uso da tecnologia em nuvem (trabalho com colaboração coletiva) estão sendo cada vez mais usadas e priorizadas, principalmente na indústria de engenharia, arquitetura e construção.

O ganho de produtividade e otimização do tempo de serviço são cada vez mais levados em consideração, já que isso significa maior demanda de trabalho e aumento de lucratividade da empresa. Com esse tipo de ferramenta em mãos, há a colaboração mútua entre as equipes de projeto, construção, coordenação, operação, entre outros.

Algumas empresas ainda trabalham com essas etapas de projeto de forma individual e, caso existam alterações a serem feitas, é necessário comunicá-las após serem encaminhadas já para a etapa de compatibilização. Nessa fase, são encontrados alguns detalhes, erros e até interferências que seriam facilmente evitados caso fossem feitos através da nuvem, de forma que todas as equipes responsáveis estariam simultâneamente com os olhos atentos para os detalhes e colaborando entre si.

Com essa metodologia, as equipes envolvidas no projeto trabalham em um modelo único, todos ao mesmo tempo em suas respectivas funções de trabalho. É possível ter toda a visibilidade do projeto e observar os avanços, verificando a compatibilidade e a presença de interferências entre todas as etapas. Esse método de trabalho ajuda a eliminar os erros de projeto que seriam notados, por exemplo, apenas na fase de exucução da obra, justamente porque essas ferramentas possibilitam a visualização do projeto antes mesmo de sua construção.



O Autodesk BIM 360 é, basicamente, uma plataforma de gerenciamento de construção baseada na nuvem que melhora a entrega e os resultados dos projetos. O BIM 360 permite que as equipes de projeto, criação e construção tomem decisões bem informadas em todo o ciclo de vida do projeto. O BIM 360 conecta equipes e dados em tempo real, capacitando os membros dos projetos a antecipar, otimizar e gerenciar todos os aspectos do desempenho do projeto. São eles:

- BIM 360 Docs
- BIM 360 Build
- BIM 360 Design
- BIM 360 Coordinate
- BIM 360 Layout
- BIM 360 Plan
- BIM 360 Ops



Dessa forma, podemos perceber que a plataforma Autodesk BIM 360 é muito útil e ampla. Essa ferramenta se mostra muito útil principalmente para projetos grandes e complexos, que envolvem várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo.

É importante lembrar também que treinamentos são indispensáveis para que essa tecnologia seja implantada de forma eficaz e obtenha sucesso com seus colaboradores, precisando de pessoas realmente capacitadas para gerar os resultados esperados.

Por isso, conte com a ENG para aprender mais sobre o BIM e tudo de melhor que essa ferramenta tem a te oferecer! Migre para esse sistema hoje mesmo e obtenha resultados cada vez melhores e satisfatórios nos seus negócios.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Leticia Almeida

Leticia Almeida

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP. Atualmente atuando como estagiária de arquitetura com foco em BIM.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design