Diane Jey • 29 nov 2021 • Adobe Apps
A linha de softwares Substance agora é parte da família Adobe!
A coleção Substance é um conjunto de ferramentas usadas na criação 3D voltadas para quaisquer áreas como ilustração, games, mockups e muito mais.
Até então a Creative Cloud carecia de soluções 3D, mas esse cenário muda com a Substance collection que é o primeiro passo rumo a criação 3D de ponta a ponta que a Adobe tem como objetivo.
Anteriormente podíamos contar com o Adobe Dimensions que era uma solução um tanto limitada a fotos simples de produtos no Dimension, motion graphics baseados em card que funcionam no After Effects e uma ferramenta de renderização e manipulação 3D menos conhecida dentro do Photoshop.
O Adobe Substance Collection vem para popularizar e reduzir a complexidade de design em 3D, mas não se engane, pois, apesar de conseguir reduzir a complexidade na criação, não é uma ferramenta menos poderosa, pelo contrário, é possível criar inúmeros materiais em diversos níveis de complexidade, pintar diretamente na superfície 3D, visualizar condições diferenciadas de iluminação e muito mais, e graças ao seu poder de criação combinada a agilidade de trabalho oferecida pela Creative Cloud e sua poderosa nuvem o Substance Collection vem sendo usado por grandes estúdios nos mais diversos trabalhos, como é o caso da imensa Square Enix que utilizou o Adobe Substance Painter na criação das diversas texturas exibidas no remake do game de sucesso Final Fantasy VII:
© 1997, 2020 SQUARE ENIX CO., LTD. All Rights Reserved. DESIGN DO PERSONAGEM: TETSUYA NOMURA/ROBERTO FERRARI.
ILUSTRAÇÃO DO LOGOTIPO: © 1997 YOSHITAKA AMANO © 2015–2020 SQUARE ENIX CO., LTD. All Rights Reserved.
Não só as novas ferramentas trazem esse imenso poder de criação como quando aliadas ao poderoso ecossistema Creative Cloud eleva a produtividade da equipe e o processo criativo como um todo:
“Antes, usávamos fluxos de trabalho separados para criar diferentes texturas. Com o Substance Painter, podemos fazer texturas diferentes ao mesmo tempo e transformar rapidamente tudo o que imaginamos em realidade. Isso nos permitiu reduzir os custos de produção e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade. “
—
Masaaki Kazeno
Diretor de modelagem de personagens, Square Enix
Mas o mundo do design 3D é muito mais que a criação para a indústria de games, grandes nomes utilizam seus recursos para criar seus designs de produtos, fotos realistas de campanhas e muito mais.
Sim, a imagem acima é totalmente 3D, e foi feita utilizando o Adobe Substance Stager:
“Os ativos que criamos no Adobe [Substance 3D] Stager mantêm a identidade visual totalmente consistente, são renderizados com muita rapidez e têm uma aparência realista. Qualquer pessoa que olhasse para eles pensaria que foram criados com a fotografia tradicional.”
—
Gail Cummings
Líder global de design digital, Ben & Jerry’s
A coleção Substance conta com três aplicativos principais, são eles:
Adobe Substance 3D Stager
Essa ferramenta é a grande substituta do antigo Adobe Dimensions (que continua fazendo parte da Creative Cloud), e nela é possível construir cenários para criação de imagens foto realistas com o posicionamento de iluminação, seus Assets, diversas texturas e a câmera, e a grande sacada em relação ao Dimensions é a solução de um problema muito comum que é a sobreposição dos elementos, com sua ferramenta de colisões físicas automáticas. Ou seja, ao invés de um tecido se sobrepor a uma mesa por exemplo, ela irá “colidir” com a mesa seguindo as leis da física!
O Stager possui um renderizador em tempo real, fazendo as mudanças ao mesmo tempo em que são aplicadas.
Adobe Substance 3D Designer
Aqui podemos criar texturas e superfícies com alto nível de detalhamento, nessa ferramenta temos todo o poder para criar do zero de forma mais complexa utilizando os nodes e suas operações matemáticas, mas mesmo o designer médio consegue criar na ferramenta graças a biblioteca de assets.
Adobe Substance 3D Painter
O painter possibilita pintar seus Assets em sua própria superficie 3D com uma enorme gama de pincéis e materiais. Aplique ferrugem, condensação e muito mais de forma natural e estruturada!
Além das três ferramentas principais temos ainda as ferramentas complementares que trazem ainda mais integridade à criação:
Adobe Substance 3D Sampler
O sampler é um aplicativo que permite ao designer capturar fotos do mundo real com o celular e transformar as fotos em materiais Substance a serem usados entre todas as plataformas com resultados impressionantes!
Biblioteca de Assets do Substance 3D
A coleção substance conta com dezenas de modelos e materiais 3D que podem ser utilizados simplesmente arrastando e soltando na área de trabalho das ferramentas, dando mais liberdade e fluídez à criação do que realmente importa, o produto!
Adobe Stock
Já velho conhecido e utilizado por muitos, o Adobe Stock agora conta com centenas de modelos 3D, materiais e texturas que podem ser licenciados como ativos e utilizados nos seus projetos!
Adobe Substance 3D Modeler
Essa é a ferramenta que tanto aguardamos, e atualmente se encontra em estado de Beta fechado, e com ela será possível modelagem 3D totalmente em VR, e é a grande aposta da Adobe, unindo os ecossistemas Substance e Adobe Aero. Será possível até mesmo criação 3D em VR (virtual reality) para AR (Augmented reality).
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