Blog Tecnológico

Google Keep

Veruska Marques • 20 jul 2018

Um bloco de notas, uma mini agenda, um post it, enfim, muitas dúvidas surgem quando falamos desse aplicativo não muito divulgado, mas muito de grande utilização e com muitos benefícios.

Muitas vezes precisamos de um recurso como um pedaço de papel, para anotarmos algum pensamento, alguma observação, algo que temos que lembrar mais tarde, ou até uma lista de mercado. E como fazemos isso normalmente? Literalmente com pedaços de papel, ou blocos de notas tipo os “Post its”, e olha, que podemos dizer que até guardanapos utilizamos para nos lembrar de algo importante.

Mas diga-se de passagem, o uso do papel é passado, estamos em outros tempos, e hoje em dia com os modernos smartphones, para nos lembrarmos de algo, tiramos fotos, enviamos mensagem para nós mesmos, enfim, damos um jeito para não perdermos aquele papelzinho depois. Mas, a parte mais engraçada, é que aquela foto, aquela mensagem, se perde no meio de várias outras mensagens e a organização ainda fica por desejar, ficando aquele dado totalmente perdido, como um papel que desapareceu no bolso. Para você então que quer modernizar e parar de perder suas informações, indicarei o uso do Google Keep, que se tornou meu aplicativo “queridinho”, vamos descobrir o motivo?

Adobe Keep

O Google Keep, o nome mesmo já indica, é um aplicativo G Suite, o que possui o benefício de compartilhamento e integração com outras ferramentas do Google, tais como o Gmail e a própria pesquisa Google. Isso mesmo, já escrevemos um post sobre “Pesquisas Google”, mas a cada dia a informação chega e nos agrega um pouco mais. Quer ver? Quando realizamos uma pesquisa pela web, ao selecionar uma imagem, por exemplo, clicando com o botão direito do mouse, aparece algumas opções, e uma delas é incluir o dado daquela pesquisa no Keep, ou salvar no Google Drive, como a imagem mostra a seguir.

Adobe Keep

E clicando sobre o “ícone amarelo” do Google Keep ou escolhendo clicar e salvar no Google Drive, ambos oferecem a opção de salvar a página da imagem ou a própria imagem selecionada. A escolha de qual ferramenta utilizar é sua, lembrando que o Google Drive é local de armazenamento de dados, incrível e tudo mais, mas não possui o benefício de notificação, com data e hora e endereço como o Google Keep.

A integração é ainda mais benéfica quando estamos precisando daquela imagem que armazenamos no bloco de notas, ou que está na nossa apresentação e queremos utilizá-la de outra forma, como na imagem a seguir.

Adobe Keep

Neste caso eu tinha uma imagem na apresentação e que gostaria de armazená-la para uso em meu celular sem vínculo com a apresentação, então salvei a imagem no Google Keep, em poucos cliques.

Então, podemos dizer que o Google Keep é um bloco de notas que podemos inserir imagens, textos, listas áudio e melhor. Todos eles possuem o benefício de notificação por data, horário e local. Mas como assim local? Digamos que realizou sua lista de mercado, e quando sai para o trabalho ou outro local, devido a correria do dia a dia, o que é muito comum, esquecemos de detalhes como, comprar um item no mercado. Mas nesse caso, com o Google Keep, ao determinar a localização do estabelecimento, e ao passar próximo a ele, você será notificado sobre a sua tarefa. Além de poder escrever sua lista de compras, por exemplo, o aplicativo te notificará quando passar próximo ao mercado ou estabelecimento de preferência. Sensacional não acham?

Como toda ferramenta G Suite ele ainda é totalmente compartilhável, então ao mesmo tempo que uma pessoa estiver no estabelecimento dando um “check” em cada item comprado, os outros integrantes, que estão com a lista em compartilhamento, poderão inserir o que falta, não haverá erro.

Adobe Keep

Este foi um dos exemplos do uso diário de um bloco de notas tão completo como esse. Além de listas e textos, pode ser inserido notas com “desenhos a mão”, áudio e todos compartilháveis e com possibilidade de notificação. Além de recursos de cor e de poder “marcar”, dando privilégios a algumas notas, facilitando a visualização, e para aquelas que quer manter mais oculta, é só arquivar, que ela não desaparecerá em seu mural principal, mas podendo fazer a visualização e resgate da mesma a qualquer momento.

Adobe Keep

Relacionado a integração do Google Keep com o Gmail, a conexão já é muito simples, tanto quanto a inserção de uma “Tarefa” ou de uma rápida consulta na “Agenda”, esses acessos estão ao lado direito do seu Gmail, identificados com pequenos ícones coloridos e são bem intuitivos. Clicando sobre eles, é possível inserir dados, copiar, ler, alterar, enfim, muitos recursos à sua disposição. Caso organização seja um de seus privilégios no momento, dê oportunidade a esse aplicativo que pode ser baixado em plataformas IOS, Android ou até como uma extensão em seu Google Chrome. Não importa onde você esteja, suas ideias estarão guardadas, seus pensamentos registrados e tudo isso ao seu alcance. Bom divertimento!

 

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

CONTATO