Patrick Gainher • 09 dez 2019 • Google for Education
É muito importante que saibamos quais são os dispositivos cadastrados para o domínio da empresa, pois são recursos ativos e essenciais para ajudar funcionários com seus trabalhos do dia a dia.
Para isso, é necessário que haja uma forma de manter o controle de quais são os dispositivos cadastrados e inclusive comprovar a autoria dos mesmos.
Com as soluções do Google, pelo G Suite Admin você poderá inserir dispositivos Chromebook e dispositivos móveis dos tipos Android e iOS, e em seguida organizá-los de forma prática com a ajuda das ferramentas presentes.
Os dispositivos são componentes que fazem parte definitiva de uma empresa, compondo uma parcela do inventário e sendo um dos recursos disponíveis.
Porém, há empresas que utilizam seus dispositivos (sejam celulares e/ou notebooks compartilhados) sem estejam provisionados à empresa, ou seja, não estarem devidamente vinculados.
O Google oferece a solução à essa dependência de forma fácil com a proposta de provisionamento de dispositivos dependentes da empresa pelo painel G Suite Admin.
Cada dispositivo do Google vem com um código (licença) que é atrelado ao mesmo. Nós da ENG oferecemos pacotes com X números de licenças para revender à quem esteja interessado.
Quanto à dispositivos móveis, eles seguem uma regra um pouco diferente, que não envolvem licenças. Veja à seguir.
Há três maneiras de se cadastrar dispositivos: uma para Chromebooks, outra para dispositivos Android e uma outra para dispositivos iOS:
1. Dispositivos Chromebook:
Um dispositivo Chrome possui uma licença com um código específico?uma cadeia de dígitos alfanuméricos?que será utilizado para a identificação dentro do painel G Suite Admin. Independente a marca do fabricante, ao iniciar o dispositivo, será pedido uma conexão Wi-Fi, instalação de atualizações, e por fim, um login de usuário. Aqui, um funcionário de TI de uma empresa deverá configurar o dispositivo para cadastramento empresarial, assim garantindo que o dispositivo pertencerá a empresa. Ao completar essa etapa, o dispositivo estará presente dentro do painel, na página “Dispositivos”.
2. Dispositivos Mobile:
Os dispositivos mobile funcionam de uma forma diferente em seu cadastro à empresa:
2.1. Android:
O Dispositivo Android solicita ao usuário para inserir o login empresarial, estabelecendo assim uma ponte conta cadastrada dentro do painel, permitindo que o dispositivo faça parte do domínio empresarial;
2.2. iOS:
Os Dispositivos iOS são inseridos de forma relativamente similar aos Dispositivos Android, mas com a necessidade de alguns detalhes complementares, os quais podem ser vistos no disponível na página oficial do Google. Confira!
Para encontrar as informações sobre os dispositivos inseridos na empresa, o funcionário de TI da empresa deverá acessar o painel G Suite Admin, de acordo com a tela abaixo.
Clique no ícone “Dispositivos” na direita da tela apresentada, e será mostrado todas as informações sobre os equipamentos provisionados, número total de equipamentos provisionados com as licenças adquiridas, entre outras informações sobre dispositivos. como os Jamboards e os Endpoints.
Os menus mais acessados são o de “Dispositivos Móveis” e de “Dispositivos Chrome”, onde podem ser visualizadas as informações referentes aos os Dispositivos Cadastrados.
A coluna "Número de Série" permite a identificação dos dispositivos cadastrados de forma muito fácil.
Clicando-se no "Número de Série" de um Dispositivo, o Painel do G Suite Admin exibirá diversas informações sobre os Dispositivo, como: validade das atualizações, usuário, data de inscrição, modelo e modo de gerenciamento.
Conforme pode ter visto, o menu anterior possui uma lista com organização à partir do domínio e das unidades organizacionais lá presentes.
A mesma política de apps, horário de uso, restrições e controle pode ser aplicada ao dispositivo, ao ser inserido em uma das unidades ou subunidades.
A opção de mover o dispositivo é fácil, e pode ser feita em alguns instantes. Recomenda-se que o dispositivo seja desligado antes desse procedimento.
Com o G Suite Admin, gerenciar dispositivos Chromebook, Android ou iOS é muito simples e intuitivo.