Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Google for Education aliado à Tecnologia

Patrick Gainher • 28 jul 2020 • Google for Education

Google for Education aliado à Tecnologia

O Google for Education tem uma excelente proposta, aliando o ensino à distância e a tecnologia com uma experiência distinta para todos que estão envolvidos na sala de aula e no ensino das mais variadas matérias.

Isso é possibilitado não apenas com a inclusão da instituição de ensino como parceiro Google, mas também com a inclusão das ferramentas que vêm incluídas com o pacote G Suite for Education.

Nele, temos os seguintes programas, que estão disponíveis totalmente de graça e acessados diretamente do navegador:

- Google Drive;
- Google Docs;
- Google Planilhas;
- Google Apresentações;
- Google Agenda;
- Google Hangouts;
- Google GMail;
- Google Classroom;
- Google Formulários;
- Google Sites. 

 

Vamos por partes aqui.

O Google Drive é o armazenamento em nuvem oferecido pelo Google. Ele é disponibilizado para todos os usuários com conta pessoal (@gmail.com), com conta empresarial ou escolar (domínio empresarial ou educacional), para também com os próprios funcionários do Google. (@google.com). O principal objetivo é a organização e compartilhamento de materiais entre usuários, além de oferecer níveis de armazenamento diferentes de acordo com um custo. Para clientes no ramo educacional, o armazenamento é totalmente ilimitado, indiferente se há alguma licença envolvida (Enterprise, Education, etc).

Recentemente, o Google Drive e Google Fotos (programa de armazenamento de imagens e videos, presente inclusive em celulares Android) se juntaram para fazer o Google One.

 

 

 

O Google Drive pode ser acessado digitando “drive.google.com” no navegador.

O Google Docs é o editor de texto do Google, disponível completamente online para a criação dos mais variados textos e mais variados estilos. Ele é uma alternativa para o Word e para o Writer. Ele também oferece tabelas, equações, inserção de imagens, e seu grande diferencial é o ícone no canto inferior direito, o “Explorar”. É nele que a pessoa pode buscar na internet para páginas na web e imagens diretamente deste canto, além de inserir citações.

Um novo documento pode ser facilmente criado ao digitar “docs.new” no navegador.

 

 

O Google Planilhas (ou Sheets em inglês) é o editor de planilhas do Google, disponível completamente online para a criação dos mais variados textos e mais variados estilos. Ele é uma alternativa para o Excel e para o Calc. Ele possui uma extensa biblioteca para usuários fazerem as mais variadas equações em suas planilhas, além de possibilitar integração com o Google Script para programação das opções e da planilha em si. Novamente, o “Explorar” está disponível para o usuário buscar formatações e gráficos.

Uma nova planilha pode ser facilmente criada ao digitar “sheets.new” no navegador.

 

O Google Apresentações (ou Slides em inglês) é o editor de apresentações e slides do Google. Ele é uma alternativa para o PowerPoint e para o Impress. Ele possui grande adaptabilidade com os mais variados formatos e estilos de apresentações e de transições de um slide para o outro. O “Explorar” também vem incluso, onde é possível buscar leiautes e informações na web.

Um novo documento pode ser facilmente criado ao digitar “slides.new” no navegador.

 

O Google Agenda (ou Calendar, em inglês) é a agenda virtual do Google. É lá onde os usuários têm acesso à informações de reuniões, datas de trabalho, horários importantes, e muito mais. O usuário pode criar eventos e buscar mais informações ao juntar o seu calendário com o de outros, assim obtendo informações para releases futuros. Pode ser acessado ao digitar “calendar.google.com”.

 

O Google Hangouts é o programa de chat do Google. É por aqui que o usuário pode adicionar os variados contatos e conversar com os mesmos. Pode ser acessado ao digitar “hangouts.google.com”, mas se recomenda fazer o download da extensão para o navegador Chrome.

 

O Google Mail (ou Gmail) é o serviço de e-mail do Google. É aqui que o usuário recebe, encaminha e manda seus e-mails. O Gmail é um dos programas mais complexos disponíveis, no sentido em que ele tem ligação com o Hangouts, com o Calendar, e também possibilita a criação de várias opções únicas, com criação de marcadores e filtros para endereços de e-mail, importação de uma conta de e-mail por POP3 ou IMAP, e muito mais.

Pode ser acessado facilmente ao digitar “mail.google.com”.

 

 

O Google Formulários (ou Forms em inglês) é o editor de formulários para o Google. Por lá que se estabelecem variados questionários em forma de perguntas ou em forma de texto a serem respondidos a mão. Esta ferramenta é a mais importante para a realização de provas em um ambiente de sala de aula.

Um novo formulário pode ser facilmente criado ao digitar “forms.new” no navegador.

 

O Google Sites é o editor de sites do Google. É por lá que usuários podem criar sites bem simples, apesar de modernos e muito didáticos. É possível inserir informações na web com fontes, organizar conteúdo em páginas, inserir imagens, vídeos, organizar o leiaute, e muito mais.

Um novo site pode ser facilmente criado ao digitar “sites.new” no navegador.

 

 

E finalmente, chegamos ao Google Classroom, a sala de aula virtual. É por lá que professores e alunos possuem acesso à uma gama de salas de aula virtuais. O acesso é controlado através das contas que são administradas pelo painel Google Admin, onde estabelece limites de acesso para as contas de acordo com as necessidades da instituição.

Não apenas no Google Classroom, mas também a Suite dos programas com o Docs, Planilhas, Apresentações, Sites, Forms, onde permitem com que os alunos façam as tarefas e realizem exames, todos diretamente disponíveis diretamente do Google Classroom, ou com fácil acesso ao clicarem no menu “Google Apps”:

 

 

Para ver o armazenamento, e-mails e a agenda, os alunos e professores têm acesso ao Gmail, Google Drive e Google Agenda (“Calendar” em inglês). Com exceção do Gmail, os dois estão integrados ao Classroom.

O Google Admin não está disponível para alunos e professores, apenas para os responsáveis de TI da instituição. Isso pelo caráter de controle e administração.

O Google Classroom e o Google Admin podem ser também acessados pelos endereços “classroom.google.com” e “admin.google.com”, respectivamente.


Adição de hardware com o dispositivo Chrome

 

Os dispositivos Chrome, não confundindo com o navegador Chrome, são comumente chamados de “Chromebooks” são um potente aliado à união do Google for Education e Tecnologia. Em primeiro motivo, pois são dispositivos muito similares à notebooks em uma dimensão menor, e também por serem diretamente licenciados pelo próprio Google.

Os dispositivos Chrome ficam licenciados à instituição de ensino após serem provisionados por uma licença deve ser adquirida. À partir disto, os dispositivos estarão provisionados no domínio escolar, e serão controlados pelo painel Google Admin, enquanto alunos e professores podem utilizá-lo de maneira como preferirem. Tudo é feito diretamente online, e os logins são separados de acordo com a conta de e-mail do aluno ou professor, e suas configurações serão automaticamente inseridas no Chromebook ao estarem conectadas à internet.

Isso faz com que o dispositivo seja prático e altamente intercambiável, considerando que os arquivos dos alunos estejam todos dentro da nuvem e acessados pelo Google Drive.

Os Chromebooks também são rápidos, e segurança garantida com atualizações constantes e rápidas que são sempre administradas quando são lançadas, eliminando assim a necessidade de longos períodos de espera por atualizações longas, máquinas com vírus, entre vários outros problemas comumente encontrados em dispositivos mais simples.

Assim, os alunos e professores neste novo ambiente de tecnologias evolutivas estão inseridos em uma nova forma de aprendizado e de aulas diferenciadas.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design