Ailton D. Santos • 22 mar 2022 • Google for Education
Comecei com Flutter em torno de 2019, nessa época se você pesquisasse ‘vagas Flutter’ no Google, os resultados eram bem raros, quase não se ouvia falar de Flutter.
Ainda bem que não desisti da tecnologia naquele tempo, pois hoje se você pesquisar a mesma coisa, os resultados serão milhares.
Flutter é um framework criado pelo Google, que usa como base a linguagem Dart.
Ele é cross-plataforma, ou seja, com um único código você pode rodar em várias plataformas como android, IOS, Windows, Web e etc.
Pense no framework como uma caixa de coisas pré-prontas para você criar algo, tipo peças de um lego, e essas coisas pré prontas são construídas com a linguagem base, nesse caso Dart.
Se alguém me perguntasse por quê Flutter, uma resposta curta seria “Porquê é a tecnologia mais sensacional que conheci até hoje, e cada vez que me aprofundo, mais apaixonado fico. “
Mas quero dar uma resposta mais objetiva para você, por isso separei aqui 5 razões para optar por Flutter.
Leia abaixo sobre cada uma das razões do porquê Flutter, e no final comente o que você acha dessa tecnologia.
Sim, por mais confuso que possa parecer no ínicio, ainda assim é uma tecnologia que tem uma curva de aprendizado relativamente curta, com pouquíssimo tempo, se você se dedicar bastante pode conseguir trabalhar e usar a tecnologia para fazer aplicativos incríveis e performáticos.
fonte: Produção própria
Nesse exemplo, é um Widget (pense no Widget como um componente visual) que mostrará um texto na tela chamado “Olá Mundo”, e estou definindo um estilo para esse texto, nesse estilo eu defini que a cor será roxa e o tamanho da fonte será de 30px.
Pois quase tudo que você quiser fazer visualmente no Flutter você precisará utilizar esses Widgets, para imagens, botões, containers, cards, entre outros elementos.
Mas nem tudo são flores, como em quase em toda tecnologia é totalmente possível você aprender do jeito errado, e quando se começa aprender do jeito errado você começa a odiar a tecnologia, não entender nada, desanimar e no fim desistir.
Por isso existe lugares para você aprender da forma certa, com alguém que respira essa tecnologia todos os dias, que já trabalhou em apps de grandes empresas e que estará ali para quando você precisar, que apontará o caminho certo de aprender, um desses lugares é aqui na ENG, aprendendo comigo!
Se tratando de desenvolvimento mobile (aplicativos) eu comecei com Java, para mim fazer uma tela relativamente simples, eu precisava escrever bastante código, e para executar levava minutos, se eu precisasse alterar alguma coisa, por exemplo um texto, eu precisava executar o código de novo, ou seja, mais alguns minutos.
Com Flutter, você executa uma vez, caso precise mudar um texto, você salva o arquivo e o resultado é na hora como você pode ver no vídeo abaixo.
E quando digo “Resultados rápidos” estou falando de várias coisas, como você construir um aplicativo bonito de forma rápida, criar MVP's e produtos robustos, além do aplicativo também ser rápido.
Essa parte quer dizer que com um único código você poderá executar para Android, iOS, Mac, Windows, Web.
Sim, até para Windows, na versão 2.10 do Flutter foi anunciado uma versão estável para Windows, além de melhorarem a performance e um monte de recursos e novidades incríveis.
créditos da imagem: TechCrunch
Esse ponto é bem forte, pois grandes empresas estão utilizando Flutter, alguns desses nomes como NuBank, BMW, Google Pay, Alibaba Group e etc.
créditos da imagem: Flutter.dev
Você pode conferir os principais Show Cases de Flutter nesse link: Showcases
E não só isso, a curva de crescimento do Flutter nos últimos tempos está incrível.
Abaixo está um gráfico do Google Trends comparando com React Native por exemplo. (Não quero dizer que ele é melhor ou pior que React Native, apenas usei como base)
Essa é sem dúvidas o ponto mais incrível, a comunidade do Flutter é enorme, tem bastante pessoas unida pelo conhecimento e evolução, que colabora proativamente.
E quando digo comunidade, nem é somente em relação as pessoas que respondem dúvidas de outras, ou pessoas que ajudam outras a aprenderem, mas a comunidade de pessoas que fazem packages e plugins (pensem em packages e plugins como uma caixinha de solução para determinado problema) o que ajuda muito no desenvolvimento.
Por exemplo, quero fazer um botão para abrir determinada página web, ao invés de você criar do zero a função, já existe um plugin que faz isso, nesse caso o Url Launcher (url_launcher | Flutter Package (pub.dev).
E nessa plataforma chamada pub.dev existe milhares de packages e plugins como esse que ajuda a desenvolver soluções, basta você ler a documentação de cada um e implementar. Abaixo estão os mais populares.
créditos da imagem: Flutter.dev
Uma curiosidade que está fazendo muitas empresas adotarem Flutter é que o Google está criando um sistema chamado de Fuchsia OS. Sim, e nesse sistema o Google irá usar o Flutter para criação dos apps.
créditos da imagem: Google
Então muitas empresas já estão fazendo seus Apps para quando o Google lançar oficialmente esse sistema elas ficarem na frente dos concorrentes se tratando de suporte para seus apps.
Já a outra parte das empresas estão escolhendo porque de fato é uma tecnologia maravilhosa para criar aplicativos e que cada vez mais está precisando de desenvolvedores capacitados, o que acha de você se tornar um desses que estará junto na inovação dos aplicativos mobile no futuro? Comece aprender Flutter e Dart!