Patrick Gainher • 04 ago 2020 • Google for Education
O mundo da educação está em constante evolução, graças à área de tecnologia. Novas possibilidades estão sempre aparecendo e integrando à sala de aula, tornando a educação mais interessante e intuitiva para todos os envolvidos na sala de aula.
Pensando neste mercado, o Google está desenvolvendo aplicativos que utilizam do conceito de realidade aumentada para integrar com o aprendizado dos alunos, através de aplicativos de celular a até mesmo em um programa próprio, o Expeditions.
É importante primeiro fazer as distinções:
- Realidade Virtual: A realidade virtual substitui o que o usuário vê por um conteúdo totalmente digital, criado por computador. Essa tecnologia permite que o usuário entre em jogos, cenários e até pontos turísticos e se movimente por eles. Toda a conexão é feita com uso do chamado “capacete de imersão”, para que o usuário não veja o mundo real e se sinta realmente dentro de uma nova realidade durante a experiência, que inclusive inclui fones de ouvido;
- Realidade Aumentada: A realidade aumentada projeta informações (imagens, gráficos, personagens, textos) no mundo real, dando a impressão que há a interação do conteúdo com o mundo real. Um exemplo que fez bastante sucesso é o jogo Pokémon Go. O game exibe os personagens que devem ser capturados no ambiente em que você estiver jogando, como se eles fizessem parte do lugar.
Com isso, o Google tenta conciliar os dois conteúdos, através do Google Cardboard (Realidade Virtual) e do programa Expeditions (Realidade Aumentada)
O Google Expeditions permite que haja exploração do mundo de forma virtual, além de dar vida aos conceitos abstratos. Dessa forma, eles mostram para os alunos coleções de cenas em 360° e objetos em 3D, destacando os itens e lugares interessantes presentes nos tours virtuais. O Google Cardboard é integrado, para proporcionar experiências imersivas ao maior número possível de escolas com um custo barato e amplo acesso.
Com o Google Expeditions, é possível os alunos terem tours sobre história, ciências, artes e o mundo natural. Seja passeando com os dinossauros ou observando as esculturas renascentistas, há sempre algo incrível para descobrir sobre qualquer tópico.
O que é necessário para uma experiência de Realidade Virtual:
- O aplicativo Expeditions;
- Dispositivo móvel ou Chrome OS (Chromebook);
- Opcional: visor do Google Cardboard ou do Daydream.
Já a experiência para a Realidade Aumentada:
- O aplicativo Expeditions;
- Dispositivo móvel compatível com o ARCore (Android) ou o ARKit (iOS)
- Opcional: bastão de selfie;
A venda do kit inclui dispositivos para o professor e os alunos, visores de realidade virtual, carregadores e um roteador para conectar os dispositivos. Há também a opção de incluir bastões de selfie para melhorar as experiências de Realidade Aumentada. Disponível para grupos de 10, 20 ou 30 alunos.
Com o Criador de Tours Virtuais, os professores podem criar excursões virtuais ou ensinar os alunos a criar tours imersivos. É possível criar um tour de realidade virtual usando suas próprias fotos em 360° ou 180°, fotos do Câmera Cardboard ou imagens do Street View diretamente no navegador.
O aplicativo Expeditions está disponível para download na Play Store e na App Store: