body { background-color: white; }
Amauri Bekesius • 30 out 2025 • Microsoft Power BI
Neomorfismo, no contexto do Power BI, é um estilo visual moderno que simula elementos com aparência suave, tridimensional e minimalista, muito usado para deixar dashboards mais elegantes.
O neomorfismo (ou neumorphism) é uma tendência de design que combina:
Embora o Power BI não tenha suporte nativo para neomorfismo, é possível simular esse estilo com algumas técnicas:
Ferramentas úteis (entre diversas)
Após essa pequena introdução, utilizarei uma demonstração de navegação entre as páginas de relatórios do Power BI com esse efeito acima citado no caso botões de navegação.
Passo 1:
Na página 1 que chamarei de capa, colocarei uma imagem de fundo e um pouco abaixo 3 (três) botões de navegação “tratados” na “ferramenta” Power Point.

Ao passar o mouse por sobre qualquer imagem, aparece o nome da página que deverá “navegar”, conforme:

Ao pressionar o botão outro efeito de como o botão “afunda” e a imagem mudando de cor, onde:

Passo 2:
Neste ponto faremos uso da “ferramenta” Power Point para realizar esses “efeitos”. Na realidade, basta utilizar alguma forma que aqui usei um hexágono com uma cor de fundo a escolha (de preferência cores claras), posicionando a imagem (ícone) dentro do hexágono ainda com efeito plano.

O mesmo acontecendo com a imagem (ícone) que antes de usar o efeito pastilha colocar uma determinada cor e após esse efeito, trocar a cor da imagem que dará a impressão de profundidade.

Nesta imagem, o processo utilizado em Power Point para fazer os efeitos.
Passo 3:
Após todos os efeitos do passo 2 e estando na página do Power BI, basta adicionar um botão em branco e determinar os estilos como exemplo: ao pressionar o botão, qual efeito terá. Neste caso ao pressionar “carreguei” a imagem com a pastilha (efeito de profundidade) e a mudança da cor.

E na aba Ação, escolhemos o Tipo (Navegação na página) e o Destino (Página 1) onde:
A ideia é fazer com que os elementos na tela pareçam fazer parte da mesma superfície do fundo, como se fossem feitos do mesmo material e estivessem sutilmente elevados ou
pressionados para dentro. Estética de design que oferece uma abordagem inovadora para a aparência das interfaces digitais, focando em um realismo suave e moderno.
Conclusão:
Esses recursos são sensacionais e seus efeitos sempre impactantes. A ideia é trazer novas formas de visuais e/ou recursos. Esses são apenas exemplos que podemos realizar de uma forma bem simples, mas cada analista deverá utilizar de seus conhecimentos para verificar a real necessidade dessas soluções. O que desejo a vocês são inspirações.
