body { background-color: white; }
Amauri Bekesius • 23 jul 2025 • Microsoft Power BI
Praticamente em todas as minhas aulas de Power BI seja básico ou avançado, sempre tem um aluno que quando trabalhamos com mapas pergunta se não é possível apresentar apenas o mapa do Brasil. E claro digo que existe a possibilidade, mas apenas indico o bloco e não utilizo. Com todas essas solicitações, resolvi escrever este artigo e mostrar mais uma vez a facilidade de utilização deste bloco.
Portanto, vamos a imagem abaixo onde temos um mapa da América Latina utilizando o bloco Mapa Coroplético.
Nesta outra imagem outro modelo de mapa com a utilização do bloco Mapa.
Nos dois casos, é apresentado o mapa da América Latina e não apenas o mapa do Brasil.
É nessa questão que os alunos questionam, ou seja, a possibilidade de aparecer apenas o mapa do Brasil e pronto. Pois bem, vamos utilizar outro bloco e acabar com essas solicitações e / ou dúvidas.
Passo 1:
Utilizando Mapa de formas, poderemos resolver esse pequeno “problema” onde:
Ao colocar esse bloco no relatório e as informações como Estados e valores das vendas acontece de aparecer o mapa dos Estados Unidos.
Basta apenas alterar o Tipo de mapa e pronto.
Agora é só passar o mouse por sobre os Estados e a legenda mostra o nome do Estado e a quantidade vendida:
Neste gradiente, as menores vendas estão com a cor azul clara, as intermediárias com a cor azul mais forte e a azul extraforte o Estado com a maior venda. Em cinza os estados que não tiveram nenhuma venda.
Um outro detalhe superimportante é que no caso de nossos Estados brasileiros, para que este Mapa de formas possa distingui-los, se faz necessário tirar todas as acentuações para o reconhecimento imediato. O restante do bloco são formatações alterações de cores e modelos que com certeza já sabem utilizar com maestria.
Conclusão:
Esses recursos são sensacionais e seus efeitos sempre impactantes. A ideia é trazer novas formas de visuais e/ou recursos. Esses são apenas exemplos que podemos realizar de uma forma bem simples, mas cada analista deverá utilizar de seus conhecimentos para verificar a real necessidade dessas soluções. O que desejo a vocês são inspirações.