body { background-color: white; }
Amauri Bekesius • 19 set 2025 • Microsoft Power BI
É muito comum no instante de atualizar as bases de dados em um projeto, ocorrer erro, ou seja, o Power BI não encontrar o caminho das bases. Isso geralmente acontece devido que o “desenvolvedor” do projeto resolve por exemplo copiar ou mover o arquivo *.pbix para uma outra pasta ou computador. Principalmente os iniciantes que estão em seus primeiros passos com a “ferramenta”.
Iniciam o projeto e por exemplo em um determinado dia da semana em home office copiam o arquivo e no instante da atualização ocorre esse erro. Mas a correção torna-se simples mesmo assim vamos ao passo a passo e espero que com este artigo vocês não fiquem mais “desesperados” e sim atentos para esses pequenos detalhes.
Passo 1:
Geralmente o primeiro erro ocorre quando o nome da base ou bases tem alteração, ou seja, um arquivo por exemplo denominado DIMENSÃO CALENDÁRIO é renomeado por DIM CALENDARIO. Percebam que de DIMENSÃO foi alterado por DIM e CALENDÁRIO por CALENDARIO sem o acento. Esses “erros” são comuns, mas passam despercebidos por muitos iniciantes na “ferramenta”. E o erro mais frequente também é de copiar ou mover as bases para outras pastas e/ou outro computador onde o Power BI não consegue reconhecer essas mudanças ocasionando os diversos erros, mas com esse material fica fácil resolver tais “problemas”.
Passo2:
Para começarmos iremos abrir o projeto e nos dirigirmos ao Editor Power Query que é onde passamos uma boa parte do tempo elaborando as transformações necessárias conforme solicitações do projeto. Porém, de forma proposital, irei renomear um arquivo em Excel para demonstrar a situação acima citada, onde:
O nome original do arquivo é: Cadastro Produtos.xlsx
Irei renomear para: Cadastros Produto.xlsx
Neste instante abrirei o projeto utilizando esta base e farei a atualização onde o erro ocorre.
Prontinho, vejam o erro que ocorreu:
Passo 3:
Uma vez ocorrendo o erro, iremos para o Editor Power Query e aí sim corrigir o detalhe que foi a troca do nome da base como citado acima.
Percebam que este erro está relacionado ao nome da base e, portanto, não consegue identificar esse novo nome. Então, o que fazer para resolver tal problema?
De uma forma simples sem entrarmos em nenhum código do Editor Power Query, apenas pressionamos no botão Ir Para Erro que se encontra na parte superior à direita da janela.
Neste instante abrirá outro botão denominado Editar Configurações.
Ao pressionar esse novo botão, a janela que se abre apenas refaça o caminho e selecione o “novo” arquivo pressionando no botão Procurar.
Logo após, clique no botão OK e pronto. Base atualizada e erro corrigido.
Percebam que o triângulo amarelo com a exclamação foi substituído pelo ícone de planilha ou tabela e no código caso queiram “mexer” o nome do arquivo alterado conforme acima.
Basta fechar e aplicar as alterações realizadas no Editor Power Query que tudo volta ao nomal.
Passo 4:
Para os desenvolvedores que ao invés de trocarem o nome da base ou bases trocaram a localização da pasta e/ou de computador, repita o mesmo procedimento do passo três que tudo volta como era antes.
Ou se preferirem, utilizem o botão que se encontra na aba Página Inicial do Editor Power Query Configurações da fonte de dados:
Pressione o botão Alterar Fonte
O restante apenas repita o passo 3 e tudo voltará ao normal. Porém, para desenvolvedores mais avançados que gostam de alterar códigos, existem outras possibilidades, mas como sempre utilizo métodos simples, gosto de elaborar essas táticas.
Conclusão:
Esses recursos são sensacionais e seus efeitos sempre impactantes. A ideia é trazer novas formas de visuais e/ou recursos. Esses são apenas exemplos que podemos realizar de uma forma bem simples, mas cada analista deverá utilizar de seus conhecimentos para verificar a real necessidade dessas soluções. O que desejo a vocês são inspirações.