Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

5 plug-ins essenciais para usar o Adobe Xd

Isabela Scussel • 09 fev 2021 • Adobe Xd - Experience Design

5 plug-ins essenciais para usar o Adobe Xd

 

O Adobe XD se apresenta para os designers e desenvolvedores da atualidade de modo a viabilizar uma prototipagem eficaz, funcional e interativa de sites e aplicativos. Além disso, trata-se também de uma ferramenta que é extremamente ilustrativa e fácil de usar, ao passo que não se faz necessário conhecimento prévio acerca deste tema para um processo criação criativo e único.

 

Veja mais em: “UI/UX: Começando com Adobe XD

 

Uma vez que se trata de um software desenvolvido com a finalidade de gerar protótipos navegáveis, o Adobe XD e suas integrações com a Creative Cloud trazem a possibilidade de adicionar inúmeros plug-ins de modo a facilitar e agilizar os processos de elaboração desses protótipos. Além disso, os plug-ins do XD também possibilitam a automatização de algumas tarefas, o que salva tempo e, consequentemente, dinheiro. No que diz respeito à Creative Cloud da Adobe, mais do que a utilização de plug-ins acessíveis, nela o usuário também pode criar suas próprias bibliotecas de componentes, além de trabalhar com as mais diversas bibliotecas gratuitas disponibilizadas online.

Como consequência disso, temos uma grande variedade de plug-ins disponíveis para uso no contexto da criação de protótipos com o Adobe XD.

 

O que são plug-ins?

De acordo com o site da BBC UK, um plug-in se apresenta como um tipo de extensão, uma ampliação do código do software, que tem como objetivo principal adicionar, no uso do programa em questão, ações específicas que ele não conseguiria fazer sozinho.

Assim sendo, podemos analisar os plug-ins como ferramentas complementares a serem adicionadas a um software específico de modo a viabilizar o uso mais completo e eficiente dele.

No caso do Adobe XD, você pode escolher entre mais 250 opções de plug-ins para agilizar suas tarefas e fluxos de trabalho.

 

5 plug-ins essenciais para usar o Adobe XD

 

  1. Icons 4 Design

 

plugin

 

O Icons 4 Design é um ótimo recurso para que os usuários do Adobe XD encontrem ícones de uso essencial para protótipos cada vez mais factíveis. Esse plug-in se trata de uma ferramenta gratuita de busca que conta com mais de 5 mil ícones e símbolos (setas, logotipos, e etc.) que são disponibilizados em estilos variados e editáveis.

Usando o modo de busca, o designer consegue localizar os símbolos e as fontes disponíveis com facilidade e agilidade!

 

 

  1. PhotoSplash 2

 

plugin

 

Este plug-in, feito “de designers para designers”, é uma ferramenta poderosa na busca por imagens que façam sentido na composição do seu design. Ela auxilia na formação de uma composição harmônica de imagens – algo que, muitas vezes, pode tomar bastante tempo.

O plug-in para o Adobe XD ‘PhotoSplash 2’ possibilita ao usuário buscar múltiplas figuras no banco de imagens através do uso de:

  • Palavras-chave;
  • Nome de usuário; e das
  • Coleções online Unsplash.

 

 

  1. Stock Image

 

plugin

 

O plug-in Stock Image, acessível para o Adobe XD, é bastante similar ao plug-in citado acima. Entretanto, ele se diferencia na sua aplicação no processo de busca de imagens.

Isso pode ser explicado uma vez que ele proporciona a experiência de buscar por imagens ‘similares’ à outras que estejam servindo de inspiração na construção do design.

Além do uso de imagens já salvas no seu computador, você também pode procurar imagens que estejam dispostas pela ferramenta Adobe Stock. Você consegue escolher as imagens a partir de alguns filtros, sendo eles:

  • Orientação da imagem;
  • Tipo de imagem;
  • Imagens gratuitas e premium; e
  • Ordem de classificação.

 

 

  1. UI Faces

 

plugin

 

O UI Faces se apresenta como uma solução para a automatização de processos que seriam feitos manualmente, como a adição de fotos de avatares em protótipos de aplicativos ou websites.

No caso desse plug-in, ele trabalha como um método auxiliar responsável pelo preenchimento de formas pré-determinadas dentro do projeto com fotos de avatares que podem ser filtrados ou aleatórios. Alguns dos exemplos de uso possível para o plug-in: perfis online, representação de usuários, dentre outros.

 

 

  1. Wireframer

 

plugin

 

O Wireframer, como o próprio nome já explica, é um plug-in que atua na formação do wireframe do protótipo, dando uma visão primitiva do resultado final desejado por quem desenvolve o projeto e cria sua interface em si.

O wireframe servirá como um exemplo-base para a interação do usuário com a plataforma, determinando o posicionamento do layout, a localização dos botões, imagens e caixas de texto nas telas, entre outros elementos fundamentais para a interface.

 

 

 

Quer conhecer outras tecnologias e aprender ainda mais?

Acesse o Blog Tecnológico da ENG e veja os nossos artigos!

 

Conheça nossos eventos e Minicursos gratuitos com emissão de certificado!

AGENDA DE EVENTOS

Gostou deste conteúdo?




 

 

Isabela Scussel

Isabela Scussel

Isabela Scussel faz Graduação do curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política e Negócios (EPPEN) na Universidade Federal de São Paulo, e é apaixonada por tecnologias que resolvam problemas de pessoas, empresas e órgãos governamentais. Adobe Document Cloud, com Acrobat e Sign são suas especialidades.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design