Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Por que criar um protótipo para desenvolver um aplicativo

Diane Jey • 23 mai 2022 • Adobe Xd - Experience Design

Por que criar um protótipo para desenvolver um aplicativo

Você está interessado em iniciar um novo projeto de desenvolvimento?

Que tal adicionar um protótipo de software no início de seu processo, seja para um produto de última geração ou um aplicativo totalmente novo? Isso envolve a criação de uma versão reduzida de um produto para mostrar às partes interessadas, aos usuários finais e a uma equipe interna como serão os pedaços de funcionalidade, como eles podem interagir e quaisquer possíveis falhas de design.

A prototipagem é uma abordagem razoavelmente curta e de baixo custo que tem benefícios consideráveis no desenvolvimento de aplicativos. Aqui estão seis maneiras principais de ajudar as equipes de desenvolvimento a produzir produtos melhores e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas.

  1. Auxilia na obtenção de adesão e validação de ideias

Se você ainda está tentando obter financiamento para um projeto, começar com uma fase de protótipo de baixo custo e baixo risco é um ótimo método para ajudar seus stakeholders a visualizar o produto e demonstrar valor desde o início. Antes de passar para o desenvolvimento, você pode colocar seu protótipo na frente de usuários reais para validar suas ideias e designs para confirmar que o produto atende a uma demanda e é prático de construir.

  1. Reúne as equipes em torno de um objetivo comum

Um projeto de desenvolvimento bem-sucedido exige que todos os envolvidos tenham uma compreensão clara dos objetivos. Uma vez aprovado um projeto, seu protótipo servirá de auxílio visual para garantir que todos estejam falando a mesma língua e compreendendo o que está sendo sugerido e planejado.

  1. Encoraja perguntas iniciais

Seus desenvolvedores começarão a planejar como concluir o projeto assim que visualizarem o protótipo. Como resultado, eles formularão perguntas que são mais eficazes no início do ciclo de desenvolvimento e não mais tarde. As perguntas podem variar desde perguntas simples sobre como determinado texto é preenchido até perguntas mais aprofundadas sobre habilidades de negócios que você pode ter esquecido. As perguntas dos desenvolvedores podem ajudar a identificar falhas ou buracos no sistema antes que seja tarde demais e o código seja publicado.

  1. Crie um plano de projeto abrangente

A prototipagem requer um planejamento minucioso dos detalhes do projeto. Eles chegam ao fundo das coisas, por exemplo, qual botão vai para onde e o que cada botão faz. Uma melhor compreensão do produto antes do desenvolvimento permite que as partes interessadas e os desenvolvedores sigam um caminho claro e desenvolvam planos de ataque detalhados e bem-sucedidos.

  1. Minimize surpresas e refaça o código

Com um plano de projeto abrangente, os desenvolvedores são menos propensos a ter necessidades imprevistas que precisarão ser revisadas. Os aplicativos podem se tornar rapidamente complexos e incluir várias camadas, como bancos de dados, serviços e uma interface front-end. Quando um desenvolvedor precisa ajustar o código, isso pode significar reescrever uma ou mais dessas camadas para garantir que todas funcionem juntas corretamente, resultando em um processo muito demorado.

  1. Economize tempo e dinheiro

Todos sabemos que o tempo de desenvolvimento é caro. Começando com uma fase de prototipagem, você pode obter feedback preciso das partes interessadas e dos usuários finais desde o início, minimizando a confusão na hora de começar a codificar. 

Após ler essas vantagens, como podemos criar um protótipo de forma fácil e rápida, com opções de compartilhamento entre equipes, entre times de desenvolvimento e até mesmo realizar testes de usuário?

Utilizando o Adobe XD podemos realizar tudo isso e muito mais.

Adobe Xd é o líder do mercado em questão de criação de design e prototipagem de aplicativos para mobile e web. Isso porque conta com ferramentas intuitivas e a facilidade de trabalho com outras ferramentas visuais líderes de mercado como Adobe Photoshop e Adobe Illustrator.

Ponto forte também na questão de trabalho em equipes com suas ferramentas cooperativas torna o processo de criação possível até mesmo remotamente.

As ferramentas Adobe Creative Cloud trazem a solução completa para trazer à vida tudo que nossa criatividade nos permite.

O Adobe Xd é uma ferramenta gratuita requerendo apenas a criação de uma Adobe ID também criada gratuitamente. Mesmo em sua forma gratuita o Adobe Xd conta com todos os recursos de criação.

Saiba mais sobre Adobe XD em: https://eng.com.br/blog.cfm?tecnologia=uiux&categoria=Enviar

Ou em um dos nossos minicursos gratuitos:

https://eng.com.br/agenda.cfm

Gostou deste conteúdo?




 

 

Diane Jey

Diane Jey

Graduanda em Ciência da computação na UBC.Atuando em tecnologias de Assinatura Eletrônica como Adobe Sign.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design