Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power Apps: Enviando e-mail a partir do aplicativo

Juan de Sousa Rodrigues • 17 set 2021 • Microsoft Power Apps

Power Apps: Enviando e-mail a partir do aplicativo

 

 

Enviando um e-mail a partir de um botão em um formulário

Para começar iremos utilizar um aplicativo simples já pronto no formato CRUD e iremos usar a tela de detalhes e o formulário dessa tela.

Com o formulário selecionado iremos adicionar um cartão personalizado. Para isso iremos em editar campos.

 Com o novo cartão personalizado criado e selecionado iremos adicionar um botão. Aproveitando vamos logo renomear o botão para “Enviar e-mail”.

 

Para conseguirmos utilizar as funções do Office365 precisamos ter uma conexão já existente ou criar uma. Para isso basta ir em dados e em nova conexão e selecionar a opção do office 365.

 

Vamos utilizar o campo “OnSelect” e preenchê-lo com a seguinte fórmula: Office365Outlook.SendEmail("srmorgoth@gmail.com"; "Teste e-mail"; "testando e-mail 001.")

No primeiro argumento da fórmula fica o e-mail que será enviado, no segundo argumento fica o assunto e no terceiro argumento o conteúdo do e-mail. Agora quando clicarmos no botão o e-mail será enviado.

E se precisamos deixar o nosso usuário escolher para qual e-mail seria enviado?

 

Utilizando entrada de texto e o envio do e-mail

Ainda com o cartão personalizado selecionado iremos inserir uma Entrada de Texto 

Vamos limpar o campo de default deixando apenas as aspas e iremos usar o campo de HintText para escrever a seguinte mensagem para o usuário: “Escreva o endereço de e-mail aqui”

 Agora precisamos mudar aquele primeiro argumento na fórmula do botão e utilizaremos o nome dessa entrada de texto que acabamos de adicionar.

Agora quando o usuário digitar o endereço do e-mail e clicar no botão o e-mail será mandado para o endereço digitado. Da mesma forma poderíamos também adicionar outras entradas para preencher o assunto e o corpo do e-mail assim como adicionar anexos utilizando outros argumentos da fórmula do office.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Juan de Sousa Rodrigues

Juan de Sousa Rodrigues

Acadêmico de bacharelado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Piauí. Possui conhecimentos em Python para Data Science, AUTOCAD, MATLAB, Microsoft Office, Photoshop, Illustrator, Linguagem C, Power BI e Power Apps além de certificação de Eletricista Residencial e Predial com NR10 (Segurança do Trabalho em eletricidade).

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design