Susana Campos • 19 set 2019 • Autodesk Revit
Softwares de desenho e projeto (AutoCAD) tem sido adotados por escritórios de arquitetura, empresas e órgãos públicos, mudando as características da prática projetual.
O Arquiteto do novo milênio está adaptado às conquistas tecnológicas e às rápidas transformações da sociedade.
Os fatores que influenciaram a adoção das novas tecnologias são a globalização e a introdução das tecnologias de informação e comunicação. Desta forma observou-se a substituição dos instrumentos convencionais de representação gráfica por ferramentas de projeto digital (AutoCAD).
A internet configurou-se como ambiente virtual de coleta de dados e interação entre profissionais.
A partir desta nova realidade, configura-se mudanças no processo de projeto que passa a contar com a transversalidade entre áreas privilegiando a qualidade do ambiente construído, conforto ambiental e sustentabilidade.
[Processo de projeto – conjunto de atividades intelectuais organizadas em fases e de características e resultados distintos.]
2D – Criação em planta com grelhas e elementos fixos para visualização da escala e para resolver problemas funcionais vindos do programa de necessidades e restrições vindas do local de implantação.
3D – Estudos volumétricos que auxiliam também na checagem de interferências e requisitos de conforto como insolação, ventilação e sombreamento.
A compreensão do problema e elaboração da solução passa também por maquetes digitais para estudo de sistemas estruturais, auxiliando cálculo e detalhamento do sistema construtivo. Maquetes 3D físicas, feitas a partir do projeto digital, contribuem nos ajustes de compatibilização e precisão dimensional.
Maquetes digitais com alta qualidade final funcionam como ferramenta de comunicação, na apresentação para público alvo (clientes e usuários) e apoiando ações de marketing e vendas.
Sistemas CAD – Computer Aided Design (AutoCAD) foram aperfeiçoados em paralelo com estudos em metodologia de projeto. A adoção da ferramenta contribui com ; facilidade para manipular o objeto e consequente projeto com alta precisão, visualização direta de projeções, detecção de interferências, rápida criação de alternativas e simulação da realidade com representação detalhada de alta fidelidade ao real.
Estudos de volumetria e representação de idéias permitem experimentação de formas de maior complexidade.
Podemos dizer, portanto, que os softwares CAD apoiam na concepção, representação e desenvolvimento e análise do projeto arquitetônico. Produzem simulações de hipóteses e colaboração entre profissionais. Possibilitam experimentação de formas inovadoras, representação e ensaios estruturais e construtivos.
O objeto (projeto), seja ele uma edificação, uma cadeira ou um parque se constrói através da evolução do processo de projeto. A descrição parcial feita à partir do programa de necessidades é transformada em desenhos. A manipulação incremental do desenho do objeto adiciona informação e refina o produto.
O processo de projeto configura-se em um processo de aprendizagem, com o estudo do objeto e suas condições de uso.