Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Revit: O que é o formato-IFC?

Pedro Rocha • 27 out 2023 • Autodesk Revit

Revit: O que é o formato-IFC?

O conceito do BIM como conhecemos hoje surgiu da necessidade da criação de um sistema que facilitasse o processo de concepção de projetos que a humanidade vem enfrentando desde os anos 60 com a popularização de grandes edifícios e arranha-céus.
Com a cristalização do BIM como conhecemos hoje, a necessidade se voltou para a cooperação e interoperabilidade de modelos entre diversos profissionais e suas disciplins.

O que é IFC?

IFC ou Industry Foundation Classes é um padrão internacional desenvolvido para a representação e troca de informação entre disciplinas da construção civil em modelos BIM, o IFC é baseado em um formato de arquivo neutro que permite a representação de diversos elementos construtivos em 3D e suas informações associadas de forma independente do software utilizado.

Integração do IFC no BIM

O IFC desempenha um papel fundamental na integração de diversos aspectos do BIM conectado, possuindo a capacidade de amplificar as dimensões do BIM:

Interoperabilidade e Colaboração: O IFC permite que diferentes softwares BIM troquem dados de forma eficaz, isso significa que para arquitetos, engenheiros e empreiteiros e outros profissionais podem trabalhar em suas respectivas plataformas enquanto colaboram em um único meio competitivo.

Representação: O IFC suporta a representação de informações de várias disciplinas, incluindo todo o setor de arquitetura, engenharia e construção.

Compatibilidade de versão: O IFC permite que o Revit se comunique com arquivos gerados em versões anteriores ou em outros softwares BIM.

Colaboração global: Com a padronização proporcionada pelo IFC, os projetos de construção podem ser compartilhados e colaborados de forma global de maneira mais eficiente, isso é essencial para projetos internacionais e para empresas que operam em varias regiões.

Em resumo, o IFC é uma grande ferramenta para a interoperabilidade de diversos profissionais que já adotaram o BIM Colaborativo e é uma excelente ferramenta para pequenas empresas e escritórios que estão buscando por oportunidades de colaboração dentro do meio BIM para a realização de projetos de grande porte, tornando possível o compartilhamento de diversos arquivos de programas diferentes.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design