Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

O papel do Revit na Construção sustentável: Utilizando Recursos para Projetos Ecológicos

Pedro Rocha • 14 mar 2024 • Autodesk Revit

O papel do Revit na Construção sustentável: Utilizando Recursos para Projetos Ecológicos

Nos últimos anos, a construção sustentável vem ganhando cada vez mais força e emergindo como o padrão na indústria da construção civil, sendo considerada uma pratica fundamental para projetar e construir edifícios, minimizando seu impacto ambiental, maximizando sua eficiência energética e seu impacto social durante todo seu ciclo de vida, e com essa padronização, a adaptação de profissionais da área da construção é indispensável para que os projetos assumam características melhores planejadas e que funcionem a longo prazo.

O que é construir de forma sustentável?

Construir de forma sustentável envolve o uso de práticas e técnicas de projeto que buscam reduzir o consumo, tanto energético quanto de materiais para realizar a construção

A adoção de uma abordagem sustentável engloba:

  • Redução do impacto ambiental – Diminuição do consumo de recursos naturais e emissão de gases no momento da construção
  • Economia de Custos – Redução dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida do edifício.
  • Melhoria da qualidade de Vida – Criação de ambientes saudáveis para a convivência diária de seus ocupantes

Como o Revit e o sistema BIM pode ajudar com estes projetos?

O Revit oferece uma variedade de recursos que podem ser usados para promover uma iniciativa sustentável em projetos de construção, uma das funções mais importantes é a possibilidade de realizar análises de desempenho energético em tempo real, o que leva a decisões mais inteligentes e elaboradas durante as etapas de criação do projeto.

Análises bem planejadas, como as de conforto sonoro e luminoso, podem ser a grande diferença entre um projeto bom e um projeto ótimo, o controle sobre a incidência do sol em diferentes partes do ano podem tornar o ambiente mais confortável, nem tão quente no verão e nem tão frio no inverno, evitar problemas que possam causar a necessidade de manutenções precoces, como o acumulo de mofo por falta de sol ou ventilação.

Recursos do Revit para Projetos Sustentáveis

Sob a guia analisar do Revit, podemos encontrar um leque de opções que podem ser utilizadas para é sustentabilidade em projetos de arquitetura, dentre eles estão:

  • Análise de desempenho energético em tempo real. – A ferramenta de análise de desempenho energético orienta o profissional na tomada de decisões desde as etapas mais iniciais do projeto para a otimização do conforto térmico.
  • Modelagem de sistemas de energia renovável – As ferramentas para modelagem MEP Mechanical Electrical and Plumming que traduzidas para o português Mecânica, Elétrica e Encanamento, permitem modelar e criar sistemas de energia renovável
  • Integração com análises externas – As ferramentas Autodesk são conhecidas por sua intercompatibilidade, e a conexão entre diferentes plataformas é possível para a realização de uma análise mais detalhada. Também devemos ressaltar a possibilidade de adicionar plug-ins ao Revit para facilitar a tarefa da criação de projetos sustentáveis.

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, o papel do Revit na construção sustentável é crucial. Ao oferecer ferramentas avançadas de análise e modelagem, o Revit capacita os profissionais da construção a criar edifícios que são energeticamente eficientes, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis. Com o auxílio do Revit, é possível construir um futuro onde a sustentabilidade se torna a norma, e não a exceção na indústria da construção.

Interessado em aprender mais sobre Revit? Somos um centro de treinamento autorizado pela Autodesk e ficaríamos felizes em ajuda-lo a alcançar seus objetivos!

Confira nosso programa de Treinamento e Certificação na unidade mais próxima de você!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design