Patrick Gainher • 18 set 2019 • Google for Education
Por que usar dispositivos Google em Modo Quiosque? O que é um Modo Quiosque, ou Chrome Education Upgrade?
Conforme mencionado no artigo anterior, pudemos ver o uso melhor dos Chromebooks e com seus benefícios no segmento educacional como um todo. Nele, o diferencial de possuir um “modo quiosque” que roda aplicativos do Chrome App Builder foi mencionado, e exploraremos este diferencial neste artigo.
Considere que, apesar da miríade de possibilidades e benefícios oferecidas por um Chromebook, imaginemos que queiramos que o mesmo se torne em um simples dispositivo para operações em um estabelecimento. O que precisamos considerar é:
Considerações prévias importantes: O cadastramento de Chromebooks
É necessário considerar que o dispositivo do Chromebook já esteja cadastrado em um estabelecimento para poder ser inserido no modo quiosque. O cadastramento é uma das primeiras ações necessárias que precisam ser feitas em Chromebooks de uso empresarial.
O cadastramento do dispositivo (chamado em inglês de device enrollment) é o que garantirá que ele será exclusivamente de uso proprietário de um estabelecimento em particular, como por exemplo - uma escola.
É recomendado cadastrar os Chromebooks pelo método “White Glove Services”, oferecido diretamente pelos próprios revendedores Google, onde o dispositivo irá vir preparado para o estabelecimento com as configurações prévias e uma ou várias contas de e-mail (usuário) já pronta para o uso, além de oferecer segurança e conforto para compradores não
Tendo estas considerações em mente, veremos que com algumas simples configurações provenientes da página Google Admin, onde é gerenciado as contas de usuário e os dispositivos diretamente, é possível tornar o dispositivo do Chrome OS em uma interface para operações simples. É necessário possuir uma conta com permissões de administrador para poder realizar as mudanças.
O processo todo é possível ser realizado apenas em quatro etapas:
Por que aplicativos são feitos para serem utilizado nesse modo?
Vamos pegar o uso de Chromebooks em instituições de ensino primeiramente. Para fazer provas, fica muito fácil realizá-las no Google Forms. Porém, em modo comum, ele não inibe a possibilidade do aluno fazer as seguintes ações:
Considerando isso, o Google permitiu com que seja possível serem feitos rápidos questionários pelo próprio Forms, e assim propriamente compilados pelo Chrome App Builder, as provas serão o único aplicativo a ser executado durante esta ocasião, com Alt-Tab sendo proibido, screenshots desativadas, e qualquer outra coisa que não seja para fazer fora a prova esteja desabilitado.
No presente momento, o Google Classroom (que é uma sala de aula presente no pacote G Suite conforme mencionado anteriormente) não possui a opção de tornar formulários em provas de forma rápida e fácil, estando em estágio “beta” e apenas está disponível para aqueles que já se inscreveram anteriormente para participar do programa. Em datas futuras, isso ficará mais fácil para os professores e alunos.
Se considerarmos o uso de Chromebooks em empresas ou lugares públicos, seu uso é mais amplo ainda: eles podem ser amplamente utilizados em shopping centers para realizar aplicativos de publicidade variada para consumidores - indo desde comerciais de produtos de consumo à eventos e até mesmo informações públicas do próprio shopping, como um mapa interativo do layout do mesmo. Isso faz com que tenhamos um dispositivo pronto para realizar ações de publicidade ao mesmo tempo permitindo a modernização de um estabelecimento público, com interatividade aumentada.
Fale com nossa área comercial se tiver interesse em implementar a solução Google for Education em sua instituição de ensino.