Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Uso de aplicativos em Chromebooks com sistema operacional Android

Veruska Marques • 23 jul 2018 • Google for Education

Uso de aplicativos em Chromebooks com sistema operacional Android

Chromebooks são um tipo de notebook, menor e mais leve (em um geral), com um sistema operacional diferenciado, por estar diretamente conectado na nuvem. Mas o que não impede de ser um belo dispositivo de uso fácil, ágil e seguro por alguns motivos que comentaremos a seguir.

O primeiro fator que discutiremos será a segurança do equipamento, que vou atrelar a uma leve observação, mas muito importante. O Chromebook, por ser um dispositivo ligado diretamente à internet, possui a possibilidade de acesso muito fácil, apenas com o login e senha de seu Gmail. Então o Chromebook pode ser utilizado por várias pessoas, sem problemas e trabalhos a mais, de configuração de perfil com senhas individuais e travamentos desnecessários, diga-se de passagem.

 

Google Chrome

 

Cada usuário que for utilizar o equipamento, irá conectá-lo a sua conta, o que é um grande benefício, pois todos seus arquivos estarão em nuvem, e a mesma senha que acessamos o Gmail, é a mesma para acessar todas as outras ferramentas, dessa forma, tudo estará a sua mão em poucos cliques. Mas qual é a observação, quando sair do dispositivo, lembre-se sempre de sair de sua conta, dessa forma o equipamento será compartilhável, ao mesmo tempo que totalmente personalizado.

 

Google Chromebook

 

A sua característica principal é a de estar sempre conectado à nuvem e o seu sistema operacional é o Chrome OS. Alguns dispositivos possuem ainda um benefício a mais, de serem totalmente compatíveis com aplicativos Android.

O mais interessante e melhor, o Google vem oferecendo um prêmio de US$ 3,14 milhões (sim é o Número pi) para quem conseguir hackear o sistema operacional do Chromebook, mas não foi obtido sucesso. Podemos dizer desta forma, que em questão de segurança, temos um dispositivo e tanto, mas relacionado às suas outras funcionalidades, podemos considerá-las tão formidáveis quanto?

Bom, aí vai meu ponto de vista como usuária assídua de Chromebooks.

No primeiro instante de uso, tive algumas dificuldades com o teclado, vamos ser coerentes, o equipamento não é um notebook convencional, então faz todo o sentido ele ter um teclado voltado às suas características e especificidades.

 

Google Chromebook

 

No local onde em um notebook, há a tecla “Caps lock”, o Chromebook possui uma lupa, que serve para abrir o local dos aplicativos que estão instalados no dispositivo, deixando assim à disposição para sua seleção.

 

Google Chromebook

 

Os Chromebooks, por mais que são equipamentos que estão trabalhando diretamente ligados na web, também possui a capacidade de trabalhar offline. E é sobre essa característica que os aplicativos farão todo o sentido.

Quando o Chromebook estiver fora de um acesso à internet, ele terá a possibilidade de uso, tanto quanto um notebook sem acesso a internet, como por exemplo, trabalhar com Documentos, Apresentações, Planilhas, sem problema algum. Pois tudo o que é realizado via web, é salvo automaticamente no seu Drive e no dispositivo que está utilizando. Podendo assim, em caso de falta de conexão com a internet, acessar um dos ícones de trabalho e continuar por exemplo a escrever o seu TCC. Agora vem a pergunta que não quer calar, se tudo que eu fizer no dispositivo for salvo automaticamente no Drive, sem que eu me preocupe e/ou clique em alguma ferramenta, como o dispositivo salvará sem acesso a internet? O salvamento ocorrerá diretamente no dispositivo, e a próxima vez que o mesmo se conectar à internet, a integração de dados ocorrerá e tudo será atualizado e salvo instantaneamente. Simples assim.

O Chromebook ainda tem algumas características peculiares, tal qual responder e-mails do seu Gmail mesmo quando estiver offline, para isso, é só baixar na Play Store o aplicativo “Gmail offline” e no primeiro instante, configurar com seus dados de acesso, depois, é só utilizar. Poderá acessar pelo aplicativo que, na próxima vez que houver o acesso à internet, todos serão enviados automaticamente.

Falando ainda de aplicativos baixados pela Play Store, o Chromebook não se limita a trabalhar ou permitir acesso apenas aqueles aplicativos do Google, por ele ter compatibilidade com o Android, tanto quanto seu celular, o Chromebook permitirá o uso dos mais diversos aplicativos, por exemplo, aplicativos de músicas, jogos, entretenimento e educacionais. Mas isso tudo parece pequeno quando preciso ligar meu equipamento e gasto apenas 10 segundos, para que ele reinicie, ligue e melhor, sua bateria pode chegar até 8 horas de duração.

Resumindo, liga instantaneamente e não trava, repetindo rs, não trava! Agora, após um mês de comprometimento para conhecer o equipamento, decidi por não voltar a utilizar outro notebook, pois o tempo que perco com travamentos, atualizações (que no momento parecem muito desnecessárias), e a demora para ligar, consigo produzir muita coisa.

 

google Chromebook

 

Os Chromebooks, como qualquer equipamento no mercado, possui uma infinidade de modelos, com diversas especificações, cores e características.

Trabalhei com alguns modelos, Acer, Multilaser, Samsung, enfim, cada um com sua especificidade e detalhe de diferencial, mas o importante é que, sendo de qualquer modelo, é um grande equipamento, com muitos benefícios e que está tomando seu espaço no mercado e no coração dos usuários.

Eu por exemplo, não troco mais o meu! ;)

Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design