Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Tipo de visuais e boas práticas.

Jennifer Sicherolli • 11 mai 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Tipo de visuais e boas práticas.

Atualmente as indústrias têm trabalhado com grandes remessas de dados, entretanto nem todas conseguem fazer bom proveito das informações que possuem e torná-las favoráveis tanto para seu uso interno quanto para uso externo. Ter as ferramentas essenciais são muito importantes para construção de relatórios e painéis interativos, pensando nisso o Power BI se adequa exatamente com os requisitos, ele é um instrumento de análise de dados e justamente por isso que possui diversos visuais desenvolvidos pela Microsoft que permite utilizar os dados de diferentes fontes, como banco de dados, serviços em nuvem, planilhas, entre outros, e transformá-los em visualizações informativas e atraentes.

As visualizações no Power BI são totalmente personalizáveis, elas permitem alterar a formatação, interação entre os visuais, hierarquização, tamanho da fonte de texto, cor do visual, entre tantas outras maneiras de customização, para que cada usuário tenha uma excelente experiência e possa explorar os dados de maneira mais eficaz. Posteriormente será abordado alguns tipos de visualizações

Ao criar visuais no Power BI, tanto no Desktop, quanto no Service, existem algumas melhores práticas que precisam ser seguidas para garantir que as informações sejam apresentadas de forma clara e fácil de entender para os usuários, essas boas práticas incluem:

  1. Escolher a visualização correta: ter em mente como será a cara do relatório e quais informações serão necessárias ajuda a agilizar muito o processo de escolha, pois será mais fácil escolher aquele que vai apresentar os dados e garantir que sejam transmitidos de maneira eficaz. Dentro do Power BI existem uma variedade de opções, portanto, é importante utilizar a visualização correta para cada conjunto de dados e objetivo.
  2. Simplificar: é importante sempre manter as visualizações simples e limpas para que os usuários possam facilmente entender e extrair insights dos dados. Evite adicionar muitos detalhes desnecessários que possam distrair o usuário ou causar confusão.
  3. Use bem as cores: as cores são o segredo para destacar informações importantes e enfatizar pontos-chaves, entretanto devem ser usadas de forma correta para não exagerar no visual, também é importante se atentar para cores acessíveis e com contraste suficiente para que os usuários possam visualizar a informação com clareza.
  4. Use hierarquias: as visualizações devem ser organizadas de forma lógica e hierárquica para facilitar a exploração dos dados. Por exemplo, os usuários devem ser capazes de filtrar os dados por mês, ano ou categoria para explorar diferentes níveis de detalhes.
  5. Inclua interatividade: as visualizações permitem que os usuários explorem os dados em diferentes níveis e descubram insights mais detalhados. Dentro do Power BI existem ferramentas como o drill-down, drill-through e filtros.
  6. Adapte a visualização para o público-alvo: é importante levar em consideração o público que irá utilizar as visualizações ao criá-las. Por exemplo, se a visualização será utilizada em uma apresentação executiva, pode ser mais apropriado criar uma visualização mais resumida e com informações de alto nível.
  7. Teste as visualizações: antes de distribuir as visualizações, é importante testá-las para garantir que todas as informações sejam precisas e que a visualização funcione corretamente. Além disso, os usuários finais também devem ser envolvidos no processo de teste para garantir que as visualizações atendam às suas necessidades e sejam fáceis de usar.

 

 

 

Tipos de Visualizações:

 

  • Gráfico de colunas: são usados para comparar valores entre diferentes categorias. Os dados são apresentados em colunas verticais, com a altura de cada coluna representando a dimensão do valor.
  • Gráfico de linhas e de área: ajudam a apresentar tendências a longo do tempo. A principal diferença é que o gráfico de área realça a magnitude da mudança ao longo do tempo.
  • Gráfico de pizza, de rosca e treemap: mostram a relação com o todo dividido em partes. São usados mais pela estética, pois do ponto de vista da análise não são adequados para interpretação dos dados. Entretanto exibem bem percentuais; Treemaps são divididos em retângulos maiores e menores.
  • Gráfico de combinação: é a combinação de um gráfico de colunas e um gráfico de linhas que pode ter um ou dois eixos Y.
  • Gráfico de barras: são usados para comparar valores entre diferentes categorias. Os dados são apresentados em barras horizontais, com o comprimento de cada barra representando o tamanho do valor.
  • Tabela e Matriz: tabela é uma grade que contém dados relacionados em uma série lógica de linhas e colunas, dentro dela é possível adicionar a formatação condicional para destacar informações importantes; Matriz é parecido com a tabela, porém é possível selecionar um ou mais elementos (linhas, colunas, valores na matriz para realizar o realce cruzado de outros visuais).
  • Cartão: são usados para exibir apenas um valor.
  • Funil: exibe um processo linear que tem fases conectadas sequenciais, em que os itens fluem sequencialmente de uma fase para a outra.
  • Gráfico medidor: exibem um valor que mede o progresso para alcançar um objetivo ou uma meta.
  • Cascata: mostra o total acumulado à medida que os valores são adicionados ou subtraídos
  • Gráfico de dispersão: ótimo para comparação de números grandes de pontos de dados sem considerar o tempo. Possuem um reprodutor que facilita ver a alteração ao longo do tempo.
  • Mapas: são ótimos para trabalhar com dados geográficos. Eles podem exibir regiões, países ou cidades, com dados associados a cada localização.
  • Segmentação de dados: é útil para filtrar outros visuais da página.
  • P&R: permite fazer perguntas normais e obter respostas na forma de um visual.

Essas são algumas opções de visualizações disponíveis no Power BI. O software oferece outras opções, e é importante escolher a visualização adequada para cada conjunto de dados e objetivo específico.

Em suma, as visualizações do Power BI são uma ferramenta poderosa para ajudar os usuários a explorar e entender os dados. Ao seguir as boas práticas, é possível criar visualizações eficazes que permitem extrair insights e tomar decisões informadas. É importante lembrar que a criação de visualizações é uma habilidade que vai ser aprimorada com o tempo e a prática.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jennifer Sicherolli

Jennifer Sicherolli

Desenvolvedora Java FullStack pela Generation Brasil, graduanda em Ciências da Computação na Anhembi Morumbi, ama tudo que envolva tecnologia e cultura.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design