Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Vantagens ao integrar Azure

Erick Reis • 11 jul 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Vantagens ao integrar Azure

No atual cenário empresarial, a análise de dados desempenha um papel fundamental na obtenção de insights para tomada de decisões embasadas. Empresas de todos os setores estão adotando soluções de Business Intelligence (BI) para extrair informações significativas de seus dados. Duas ferramentas de destaque nesse contexto são o Power BI e o Azure, ambos desenvolvidos pela Microsoft. Neste artigo, abordaremos a integração do Power BI com o Azure e como essa colaboração potencializa a análise de dados.

O Power BI é uma plataforma de análise de dados e visualização de informações desenvolvida pela Microsoft. Essa solução permite aos usuários conectar-se a diversas fontes de dados, preparar e modelar esses dados e criar visualizações interativas. Com o Power BI, é possível transformar dados brutos em insights acionáveis, compartilhar relatórios e painéis com outras pessoas e colaborar em tempo real.

Explorando o Azure

 O Azure, por sua vez, é a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, oferecendo uma ampla variedade de serviços para construção, implantação e gerenciamento de aplicativos e serviços em escala global. Essa plataforma abrange desde serviços de computação até armazenamento, bancos de dados, análises, inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e muito mais.

A Integração entre o Power BI e o Azure: A integração do Power BI com o Azure cria um ambiente poderoso para a análise de dados. Essa colaboração permite que os usuários aproveitem os serviços do Azure para ampliar as capacidades do Power BI. Alguns pontos de integração relevantes são:

Azure Data Lake Storage: O Azure Data Lake Storage possibilita o armazenamento de grandes volumes de dados não estruturados ou semiestruturados. Com a conexão direta entre o Power BI e o Data Lake Storage, é possível realizar análises avançadas em dados brutos em escala.

Azure SQL Database: O Power BI é capaz de se conectar a bancos de dados SQL do Azure, permitindo o acesso e visualização de dados em tempo real. Isso possibilita a criação de relatórios e painéis interativos, que são atualizados automaticamente.

Azure Analysis Services: A integração entre o Power BI e o Azure Analysis Services possibilita a criação de modelos semânticos avançados. Esses modelos podem ser reutilizados em diversas visualizações e relatórios, garantindo uma experiência de análise consistente em toda a organização.

Azure Machine Learning: O Azure oferece uma gama abrangente de serviços de Machine Learning. Com a integração do Power BI com o Azure Machine Learning, os usuários podem incorporar modelos de Machine Learning em seus relatórios e painéis, permitindo análises preditivas e prescritivas.

Azure Active Directory: O Azure Active Directory permite a integração perfeita entre o Power BI e os recursos de segurança e autenticação do Azure. Isso garante a proteção dos dados do Power BI e restringe o acesso apenas a usuários autorizados.

Benefícios da Integração

 A integração do Power BI com o Azure traz diversos benefícios para a análise de dados, tais como:

Escalabilidade: O Azure fornece uma infraestrutura altamente escalável, permitindo que o Power BI lide com grandes volumes de dados e cargas de trabalho intensivas.

Análises Avançadas: A integração com os serviços do Azure possibilita análises avançadas, como Machine Learning, processamento de big data e análises preditivas, elevando a qualidade dos insights obtidos.

Segurança Aprimorada: A integração com o Azure garante recursos de segurança robustos, como autenticação multifator e criptografia de dados, assegurando a proteção dos dados do Power BI.

Flexibilidade: A integração permite aos usuários combinar os recursos do Power BI e do Azure para criar soluções personalizadas e atender a requisitos específicos de análise de dados.

A integração entre o Power BI e o Azure impulsiona a análise de dados, permitindo insights mais avançados e escaláveis. Essa integração entre duas poderosas ferramentas da Microsoft oferece aos usuários a capacidade de extrair informações valiosas de seus dados, embasando decisões empresariais fundamentadas. À medida que a demanda por análise de dados continua a crescer, a integração do Power BI com o Azure torna-se uma escolha estratégica para empresas em busca de impulsionar sua inteligência de negócios e obter vantagem competitiva no mercado.

Por exemplo:

Vamos considerar o caso de uma empresa fictícia de varejo chamada "CorpX" que deseja aproveitar a integração entre o Power BI e o Azure para melhorar sua análise de vendas.

A CorpX decide utilizar o Power BI como sua ferramenta de análise de dados. No entanto, para lidar com grandes volumes de dados de vendas em tempo real, a empresa opta por aproveitar os recursos do Azure.

Primeiramente, a CorpX cria uma conta no Azure e configura um ambiente de Data Lake Storage para armazenar seus dados brutos de vendas. O Data Lake Storage do Azure oferece um armazenamento escalável e seguro para a empresa lidar com a grande quantidade de informações geradas pelas transações diárias.

A próxima etapa consiste em estabelecer uma conexão entre o Power BI e o Azure Data Lake Storage. Através dessa integração, a CorpX pode acessar diretamente os dados brutos armazenados no Data Lake Storage por meio do Power BI.

Com os dados acessíveis, a empresa começa a realizar transformações e modelagem avançada usando as ferramentas do Power BI. Isso envolve a limpeza dos dados, a união de diferentes fontes de informações e a criação de relacionamentos entre as tabelas para obter uma visão mais completa das vendas.

Após a transformação e modelagem dos dados, a CorpX utiliza o Power BI para criar relatórios e painéis interativos. Esses recursos permitem visualizar informações relevantes de forma clara e acessível, por meio de gráficos, tabelas e outros elementos visuais, ajudando a entender o desempenho de vendas da empresa.

Para realizar análises avançadas, a CorpX aproveita os serviços de Machine Learning do Azure. Por exemplo, a empresa cria um modelo de previsão de vendas com base em dados históricos, usando o Azure Machine Learning. Esse modelo é integrado ao Power BI, permitindo que a CorpX visualize as previsões diretamente nos relatórios e painéis.

Após a conclusão dos relatórios e painéis, a CorpX publica esses recursos no Power BI e compartilha-os com sua equipe e outras partes interessadas. Os usuários têm acesso em tempo real aos relatórios e painéis, facilitando a colaboração e o compartilhamento de informações para tomada de decisões embasadas.

Esse exemplo demonstra como a CorpX aproveitou a integração entre o Power BI e o Azure para melhorar sua análise de vendas. Ao combinar as capacidades do Power BI com os recursos escaláveis e avançados do Azure, a empresa pôde obter insights acionáveis sobre seu desempenho de vendas e tomar decisões estratégicas com base nos dados disponíveis.




Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design