Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Integrando Power BI com Projetos BIM

Erick Reis • 11 out 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Integrando Power BI com Projetos BIM

Nessa grande era tecnológica, os dados estão se tornando cada vez mais abundantes e acessíveis. Essa tendência está transformando a forma como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam. Na engenharia, a análise de dados está se tornando uma ferramenta essencial para tomar decisões mais informadas e melhorar o desempenho de produtos e sistemas.

Benefícios da análise de dados para a engenharia

A análise de dados pode oferecer uma série de benefícios para a engenharia, incluindo:

  • Melhoria da eficiência: A análise de dados pode ajudar os engenheiros a identificar oportunidades para melhorar a eficiência de seus processos e procedimentos. Por exemplo, a análise de dados pode ser usada para identificar maneiras de reduzir o tempo de produção ou o consumo de recursos.
  • Aumento da segurança: A análise de dados pode ajudar os engenheiros a identificar potenciais riscos e problemas de segurança em seus projetos. Por exemplo, a análise de dados pode ser usada para identificar condições que podem levar a falhas ou acidentes.
  • Melhoria da confiabilidade: A análise de dados pode ajudar os engenheiros a identificar maneiras de melhorar a confiabilidade de seus produtos e sistemas. Por exemplo, a análise de dados pode ser usada para identificar componentes que são suscetíveis a falhas ou para monitorar o desempenho de sistemas em tempo real.

A análise de dados pode ser usada em uma ampla gama de aplicações em engenharia, incluindo:

  • Engenharia de manufatura: A análise de dados pode ser usada para melhorar a eficiência da produção, reduzir os custos e aumentar a qualidade dos produtos. Por exemplo, a análise de dados pode ser usada para identificar padrões de falhas em produtos ou para otimizar o layout de uma fábrica.
  • Engenharia de construção: A análise de dados pode ser usada para melhorar a segurança e a qualidade das obras, bem como para reduzir os custos e prazos de entrega. Por exemplo, a análise de dados pode ser usada para monitorar o desempenho de estruturas em tempo real ou para identificar riscos de acidentes.
  • Engenharia de projeto: A análise de dados pode ser usada para identificar oportunidades de inovação e melhorar o desempenho dos produtos e sistemas. Por exemplo, a análise de dados pode ser usada para testar novos designs de produtos ou para otimizar o desempenho de sistemas complexos.
  • Engenharia de segurança: A análise de dados pode ser usada para identificar potenciais riscos e problemas de segurança. Por exemplo, a análise de dados pode ser usada para monitorar o desempenho de sistemas de segurança ou para identificar tendências de acidentes.

E esses pontos podem ser trabalhados de uma forma muita interessante quando passamos a desenvolver os nossos projetos utilizando a ferramenta e metodologia que o Revit BIM nos proporciona.

Isso acontece pois através do BIM você consegue construir do zero todo o seu projeto, e ao término dele, nós podemos utilizar alguns conectores como o Speackle para extrair os dados tanto numéricos (dados como altura, largura, volume, custo etc.), como também os dados de geometria que envolvem o seu projeto. Fazendo isso, ao analisar os dados, você consegue identificar e especificar quais parâmetros (desde cômodos, até mesmo objetos como portas, janelas, paredes etc.) do projeto você deseja analisar.

Já no Power BI, após toda a construção do seu projeto utilizando o Revit BIM, podemos utilizar o mesmo conector do Speackle para trazer esses dados com toda a possibilidade de organização e tratamento que o Power BI nos proporciona. E o melhor de tudo é que, dentro do nosso projeto, é mantida toda a questão de interação entre os visuais mesmo quando utilizamos o modelo 3D.

No exemplo abaixo temos justamente a construção dessa análise integrando a construção no Revit BIM e utilizando o Power BI para analisar os dados.

No exemplo abaixo, trouxe alguns dados fictícios claramente, para exemplificarmos como a análise de dados voltado para a engenharia pode te ajudar a controlar e reduzir custos por exemplo:

Integrando Power BI e Revit

Notem que no projeto, temos um modelo 3D totalmente interativo dentro do Power BI para que você possa visualizar e interagir com seu projeto construído no Revit BIM, assim como também outras informações (como custos, identificação dos objetos do projeto, ambientes) que foram importadas junto com a visualização do projeto no momento de exportação dos dados do BIM utilizando o Speackle.

Notem que ao selecionar por exemplo o filtro para identificar os valores gastos com Portas, e quais portas são essas, o nosso modelo 3D destaca dentro da visualização as portas envolvidas naquele custo:

E ele também vale para as outras categorias e ambientes:

Isso permite que você saiba quanto está sendo gasto e com quais materiais ou objetos aquele valor está incluso.

E a partir disso, no Power BI podemos também trazer informações dos materiais envolvidos para a construção daquela parede, a marca, entre inúmeras outras informações que você pode passar no momento da construção do modelo dentro do BIM.

Isso nos mostra que a análise de dados pode ser feita em qualquer área, e muitas vezes até mesmo integrando ferramentas que possam estar sendo utilizadas no seu dia a dia. E um dos fatores chave do Power BI, é justamente essa capacidade que ele nos traz de importar dados de diversas fontes de dados diferentes e com uma facilidade sem igual.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design