Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Enviando imagens do relatório de maneira automática através de e-mails

Mateus Pereira • 28 mar 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Enviando imagens do relatório de maneira automática através de e-mails

É muito comum geralmente precisarmos enviar uma atualização do nosso projeto para a nossa equipe ou corporação, para que todos sejam informados a respeito do andamento do nosso trabalho. Diante dessa situação podemos tanto enviar URLs públicas da web quanto até mesmo imagens para a nossa equipe em busca de facilitar a leitura e o entendimento dos nossos trabalhos. No artigo de hoje, vamos entender como enviar imagens de maneira automática através de e-mails.

A proposta desse tema é facilitar o percurso para o envio de versionamentos a respeito dos nossos projetos, onde equipes ou até mesmo líderes sejam informados das atualizações. Pensando nessa necessidade, vamos trabalhar em cima de um tipo de versionamento rápido que são as imagens do projeto, e como podemos enviá-las sem que tenhamos que enviar manualmente para a nossa equipe.

Claro que a proposta serve para orientar acerca do andamento, ainda podemos utilizar do envio da URL pública para um maior esclarecimento dos projetos, mas nesse caso estamos pensando somente em uma visualização prévia. Portanto, desde que tenhamos um relatório publicado e uma conta corporativa, basta acessarmos o ambiente na nuvem.

 

Ao acessarmos ao ambiente do Power BI Service, basta referenciarmos o relatório em que desejamos compartilhar o versionamento, acessarmos e irmos até “Assinar” ao topo dos ícones. Selecionando essa opção, abriremos o recurso de envio de informações para outras pessoas.

 

Assim que selecionamos, abrirá uma janela de nova assinatura – nela podemos escolher para quem desejamos enviar, o assunto do e-mail e a descrição, fora outras especificidades que também temos a vantagem de selecionar.

 

Seguindo um pouco mais abaixo, temos as opções de agendamento – onde podemos ajustar a frequência, as datas de início e as de término.

 

E seguindo um pouco mais além, temos algumas opções adicionais. Onde podemos vincular ao Power BI, permitir o acesso ao relatório e a visualização da imagem – tais seleções nos ajudam a permitir a quem gostaríamos que acessassem ao relatório, garantindo o envio de imagem somente, caso não seja prioridade o envio do relatório inteiro.

Por fim, basta finalizarmos a nossa assinatura indo em “salvar e fechar” que o nosso agendamento automatizado estará concluído. Nela temos uma diversidade prática extensa que facilita o nosso cotidiano, o envio de imagem além da permissão de acesso ao relatório completo, são alguns itens extras que o mecanismo de assinatura nos permite fazer – porém o envio automático do e-mail nos ajuda a facilitar processos manuais do nosso cotidiano, sem precisarmos repeti-los sozinhos novamente.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Graduando em Gestão em tecnologia da informação pela Uninter. Especialista em Power BI na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design