Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Comparações temporais com Dateadd

Jennifer Sicherolli • 03 jan 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Comparações temporais com Dateadd

Comparações entre períodos se fazem mais necessárias do que nunca, especialmente quando é retratado cenários com diversos valores sem ter um certo controle sobre os gastos, lucros ou até mesmo o total faturado, entretanto não há uma limitação para onde se pode encaixar essa análise.

DAX é um universo imenso, cheio de funções que possibilitam análises mais expressivas e especificas, dentre delas existe a Função Dateadd, essa por sua vez tem como objetivo facilitar os estudos de dados com base em datas anteriores a atual, entretanto para que seja executada existem três argumentos a serem cumpridos, ou seja requisitos que essa função requer:

  1. Ter uma coluna de data para se basear, em 99% dos casos o dateadd sempre utilizará uma coluna calendário, tendo em vista que ela tem as informações completas referentes a dias, meses, anos, trimestres, entre outras.
  2. Número de intervalos, serão a quantidade específica de referência.
  3. O tipo de intervalo, este campo exige que seja colocada em que período a análise deve ser feita, ou seja se deve ser comparada em dias, meses, anos.

Apesar da função em si parecer completa, ela não opera sozinha, para ser realizada é preciso trabalhar juntamente com o Calculate que também é uma função da linguagem DAX, ela permite seja realizada um cálculo com base em algum tipo de filtro e da mesma forma que todas as outras ela também exige argumentos a serem cumpridos, primeiro é fundamental indicar a coluna a ser baseada para em seguida aplicar os filtros.

Abaixo segue um modelo para exemplificar melhor como essa função funciona.

Entender como uma função atua é essencial, nesse contexto a fórmula acima primeiro importou uma base de dados, a partir disso calculou-se a soma dos valores, no exemplo a soma feita gerou a medida de Faturamento – como primeiro argumento da CALCULATE – para então adicionar o DATEADD, – filtro e segundo argumento do CALCULATE - tendo o Dim Calendario[Date] como expressão, o -7 como número de intervalos e o DAY sendo o período da conta, ou seja está sendo solicitado com base na coluna calendário uma análise de 7 dias atrás do Faturamento Total.

  

Colocando os resultados dentro de uma tabela é notório a diferença entre o Faturamento e o Faturamento Semana Passada, – nome dado a medida da função DATEADD – com isso fica evidente a facilidade que é usar uma operação que faz comparações temporais.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jennifer Sicherolli

Jennifer Sicherolli

Desenvolvedora Java FullStack pela Generation Brasil, graduanda em Ciências da Computação na Anhembi Morumbi, ama tudo que envolva tecnologia e cultura.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design