Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Criando hiperlinks para menus de navegação

Mateus Pereira • 23 nov 2022 • Microsoft Power BI

Power BI: Criando hiperlinks para menus de navegação

Uma funcionalidade muito útil para os relatórios quando trabalhamos com Power BI, são os hiperlinks para os menus de navegação. Os hiperlinks são atalhos que permitem ao usuário caminhar entre uma pasta, um arquivo, uma determinada interface etc. Suas vantagens são muitas, contudo o que iremos explorar através deste artigo, é a forma como são criados os hiperlinks e quais são suas principais vantagens quando utilizados para menus de navegação.

 

 

Portanto digamos que eu tenha um determinado relatório onde eu queira construir uma navegação entre as telas que ele possui, tudo isso é possível graças a funcionalidade dos hiperlinks. E como eles podem ser aplicados? É muito simples, eles não precisam necessariamente se restringir a textos quando clicamos em uma determinada palavra, podemos inserir imagens, formas ou botões para que a navegação possa ser criada.

 

Então diante de um relatório hipotético, escolhi duas telas para estabelecer a navegação, a de “início” e a de “faturamento”, para atribuirmos a navegação podemos tanto importar uma imagem ou inserir um botão. A partir do botão ou da imagem inseridos, existe uma opção no painel de formato, chamado de “ação” - é através dele que conseguiremos criar a ação de navegar entre as telas.

 

Com uma imagem importada, eu posso atribuir a ação de navegação entre as interfaces, após abrir o painel de formato. Assim que selecionado, ele abrirá uma série de opções das quais vão resumir uma função diferente, porém a escolhida será a de “navegação na página”.

Feito isso, com a opção de navegação selecionada e da página de “faturamento” escolhida, seu hiperlink já foi criado. Assim que for publicado seu relatório ele terá a opção de navegação automatizada entre as interfaces quando a imagem for clicada, ou no próprio Power BI desktop, pressionando crtl e clicando sobre a ela. Diante disso, vemos como é fácil a opção de criar relatórios mais dinâmicos e interativos com o uso de hiperlinks para navegação de menus, podemos criar extensas páginas dentro do nosso relatório sem que elas percam o relacionamento entre elas.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Graduando em Gestão em tecnologia da informação pela Uninter. Especialista em Power BI na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design