Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Medidas Básicas X Medidas Iterativas

Jennifer Sicherolli • 17 nov 2022 • Microsoft Power BI

Power BI: Medidas Básicas X Medidas Iterativas

Os dados são a parte mais importante nos relatórios, levando isso em consideração é importante saber como manuseá-los e realizar análises relevantes para certas ocasiões, entretanto não basta apenas obter essas informações, é necessário criar formas mais específicas a fim de se ter novos parâmetros, novas perspectivas de um mesmo ponto deixando os relatórios mais completos e para tudo isso existem as medidas, funções do Power BI que te permitem realizar cálculos que por sua vez são feitos na linguagem DAX.

Antes de criar as medidas existem alguns cuidados a serem tomados, sendo o primeiro deles distinguir sua finalidade, para isso basta criar uma tabela, localizada em Página Inicial, para em seguida clicar em cima do ícone Inserir Dados entre SQL Server e Dataverse. Com a tabela criada o próximo passo a ser seguido é renomear elas como Medidas Básicas ou Medidas Iterativas, dependendo do uso, assim toda vez que for criar uma medida elas estarão organizadas por atribuições dentro dessas tabelas, essa é considerada uma boa prática, uma vez que estando em projetos maiores facilita o entendimento de quem está trabalhando e de quem posteriormente irá necessitar consultar as medidas realizadas.

Medidas Básicas são usadas geralmente quando há necessidade de fazer um cálculo em apenas uma coluna, gerando assim o resultado, enquanto as Medidas Iterativas realizam primeiro o cálculo da expressão, ou seja, realiza um cálculo linha a linha da sua tabela para em seguida aplicar uma das funções existentes, como por exemplo, SUMX(Soma), MAXX(Maior Valor), AverageX(Média dos Valores), entre outras.

As medidas não geram nenhum visual, apenas valores que não interagem diretamente com os outros gráficos, para visualizar o resultado gerado por ela é necessário colocá-la dentro de algum gráfico.

Como criar e visualizar as Medidas?

A fim de criar as medidas e visualizá-las é necessário seguir os seguintes passos:

1º Clicando com o botão direito em cima da tabela criada (Medidas Básicas), selecionem novas medidas, para a demonstração faremos uma análise na quantidade de notas emitidas que são diferentes.

Os parâmetros acima foram criados com base em dados que são dados em nossos cursos avançados de Power BI. O código acima revela que primeiramente é preciso estar logado, para então fazer a distinção entre as notas fiscais.

2º Entendido como criamos a medida, colocaremos ela dentro de um gráfico gerando um visual.

3º Demostrando um exemplo de medidas iterativas

Se tratando dessa medida, utilizamos o MAXX, demonstrando o maior faturamento.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jennifer Sicherolli

Jennifer Sicherolli

Desenvolvedora Java FullStack pela Generation Brasil, graduanda em Ciências da Computação na Anhembi Morumbi, ama tudo que envolva tecnologia e cultura.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design