Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Função Lógica IF em DAX

Jennifer Sicherolli • 13 out 2022 • Microsoft Power BI

Power BI: Função Lógica IF em DAX

 

O DAX traz diversos operadores lógicos, como por exemplo: AND, IF, FALSE, TRUE, NOT, OU, SWITCH, entretanto o IF será a função que aprofundaremos hoje. Como já é sabido o Dax é uma linguagem de programação voltada para a análise de dados, e dentro dessas análises existe a condição IF, é necessário entender que essa condição requer três parâmetros de análise que posteriormente serão abordados.

  • O que a Função Lógica IF?

Operador lógico que é usado em situações em que se necessita analisar duas alternativas, ele verifica a condição pedida, caso aquela condição seja verdadeira, ele retorna a resposta como verdadeira, entretanto se a condição for falsa, retornará uma resposta falsa, mostrando para o usuário o resultado.

O IF requer três parâmetros para ser executado, essas regras são:

IF(<logical_test>, <value_if_true> [, <value_if_false>])

  • <logical_test>, se trata de uma expressão lógica devolvendo apenas uma resposta, sendo elas TRUE ou FALSE.
  • <value_if_true>, avalia se o valor é verdadeiro, devolvendo o TRUE.
  • <value_if_false>, avalia se o valor é falso, devolvendo o FALSE.

 

  • Como é aplicada essa função dentro do DAX?

Para conseguir fazer os operadores lógicos é necessário criar medidas, elas possibilitam realizar todos os cálculos e mexer com a linguagem DAX. Essas medidas são criadas na página inicial do Power BI, na parte de cálculos, como será demonstrado a seguir:

 

Adentrando essa ferramenta conseguiremos criar cálculos, consequentemente novas análises e visuais. A fim de tornar mais claro o funcionamento dessa condicional, faremos um exemplo:

 

Assim que criarmos uma medida, aparecerá um campo para as fórmulas, na imagem acima o usuário está querendo um cálculo que diferencie os gráficos pelas cores baseado nos faturamentos, sendo um deles o faturamento dos anos anteriores, ou seja, se o faturamento for maior que o faturamento dos anos anteriores, será pintado de uma cor, entretanto se não for, se aquela informação for falsa, será pintado de outra cor.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jennifer Sicherolli

Jennifer Sicherolli

Desenvolvedora Java FullStack pela Generation Brasil, graduanda em Ciências da Computação na Anhembi Morumbi, ama tudo que envolva tecnologia e cultura.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design