Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Eu consigo alterar meus relatórios no Power BI Service após a publicação?

Mateus Pereira • 10 out 2022 • Microsoft Power BI

Eu consigo alterar meus relatórios no Power BI Service após a publicação?

 

Quando falamos a respeito de Power BI, todos entendemos que sua aplicação se destina a análise e tratamento de diversas fontes de dados. Contudo, existem paridades entre a plataforma de desenvolvimento e sua plataforma na nuvem, chamada de Power Bi Service, e a grande interrogação que acompanha essa duas quando trabalhamos com análise de dados. Afinal, será que eu consigo fazer alterações no meu relatório, após publicado?

Para respondermos essa questão, vamos entender um pouco quais são as principais interfaces que o Power BI apresenta para o desenvolvimento, análise e compartilhamento das nossas fontes. De início temos o Power BI Desktop, formado por uma coleção de conectores e aplicações que operam em conjunto para a transformarmos nossas fontes de dados não relacionados em informações coerentes e interativas. Nele eu posso importar, visualizar e descobrir qualquer conteúdo relevante e compartilhar com quem eu quiser.

No Power BI Service, é onde temos nossa área de gerenciamento e compartilhamento dos nossos relatórios, nele eu consigo colaborar com equipes e organizações graças ao seu suporte.
Power BI Service é um serviço em nuvem ou SaaS (software como serviço) que permite tanto o compartilhamento quanto a criação de painéis, análise e exploração. Nele conseguimos nos conectar a nossa fonte de dados, porém sua modelagem é limitada.

Mas para entendermos quais são as semelhanças entre essas duas interfaces, podemos analisar um pouco melhor tudo por um diagrama de Venn:

 

Nesse diagrama, toda a área ao centro onde as circunferências se encaixam, indica as similaridades que ambas as plataformas partilham, isso nos traz uma boa interpretação sobre todas as funções possíveis de realizar utilizando ambas em conjunto, como por exemplo uma das mais básicas que são as visualizações dos relatórios, o Power BI Service permite que o usuário consiga enxergar o relatório mesmo após sua publicação, onde ele é totalmente editável assim como no Power BI desktop, podendo criar novos gráficos, tabelas ou filtros caso seja necessário.

O usuário também consegue inserir indicadores e botões, uma funcionalidade bastante útil pois ele consegue criar navegações entre suas páginas do relatório mesmo após a publicação, contudo se distanciando um pouco dessas paridades e voltando para a nossa questão primordial. Mesmo que seja possível realizar essas edições após a publicação, elas ficam salvas somente no Power BI Service.

Pois nossa base de dados, uma vez importada não está mais salva no nosso computador, com isso as edições novas que eu fizer dentro de algum relatório já publicado ficam armazenados na nuvem. O exemplo a seguir, ilustra um relatório no Power BI Desktop e o mesmo editado pelo Power BI Service.

1- Relatório no Power BI Desktop

 

Tal relatório, é o que importamos do nosso computador, suas personalizações estão salvas nele e o seu visual mostra um simples “mapa coroplético” para exemplificarmos como sua visualização ainda pode ser atualizada após realizarmos sua publicação.

2 - Relatório no Power BI Service

 

Assim que a publicação é feita, o Power Bi Service permite que novas personalizações sejam criadas para que eu possa tanto corrigir alguma visualização quanto acrescentar alguma outra, e no exemplo em questão colocamos um “gráfico de barras empilhadas” e o salvamos. Nisso percebemos como o processo de edição no Power BI Service é prático e nos ajuda com o processamento dos dados.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Graduando em Gestão em tecnologia da informação pela Uninter. Especialista em Power BI na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design