Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Transformando e tratando dados (ETL) na prática

Mateus Pereira • 16 set 2022 • Microsoft Power BI

Power BI: Transformando e tratando dados (ETL) na prática

 

Quando falamos de ETL, não tem como não pensarmos no processo mais básico de tratamento dos dados dentro do Power BI. Isso porque sua própria sigla explica: Extract, Transform e Load, que traduzindo para o português, significa extração, transformação e carga – que nada mais é do que o processo de extração, transformação e aplicação da sua fonte de dados.

Sabemos que o Power BI possibilita qualquer pessoa importar diversas fontes de dados para dentro da ferramenta, a fim de tratá-la e otimizá-la para que esses dados se tornem informações coerentes e, visualmente interativas. Mas para que isso ocorra, existe o processo de ETL, que consolida esse acontecimento.

Se tratando de ETL, existe um fluxo contínuo por trás de todo o seu processamento de dados. E dentro desse fluxo existe a primeira etapa do processo, o “extract”, onde extraímos nossa base de dados. Nele, conseguimos realizar nossa importação dos dados, onde literalmente trazemos o arquivo fonte no qual o Power Bi irá trabalhar.

 Power-pbi-etl-1

É válido ressaltar, que ao fazer a importação, a memória da base de dados continua armazenada dentro do computador, ela só será migrada assim que a publicação do relatório for feita, onde estará no Power Bi Service, uma plataforma do Power BI de gerenciamento e compartilhamento de relatórios. Nela, nossa fonte estaria salva na nuvem.

 

Power-pbi-etl-2

Power-pbi-etl-3


Para trazer a fonte na qual se deseja trabalhar, clica-se em “Obter dados” na página inicial do Power BI. Em seguida, irá aparecer uma janela mostrando todas as opções de fontes de dados disponíveis para a importação.

Ao conectar a fonte, o Power Bi mostra outra janela de apresentação, porém consultando o arquivo escolhido e oferecendo as opções de “Carregar” ou “Transformar dados”. Onde se pode tanto aplicar estes dados ao escolher carregar ou, editar e tratar, selecionando a opção transformar dados.

Power-pbi-etl-4

 

A opção de transformar dados, trará uma nova ferramenta de consulta do Power Bi que fara a base de dados se aproximar da fase de “Transform”, ou seja, a fase de transformação e tratamento dos dados – o Power Query seria o editor para essa etapa do ETL.

Power-pbi-etl-5

 

Com o Power Query aberto, qualquer pessoa é capaz de analisar o desempenho dos conjuntos de dados, podendo tanto tratar deles quanto otimizar o seu desempenho, antes que cheguem até a fase final de carga. Com a visualização da sua base aberta, o Power Query é capaz de excluir linhas em branco, colunas inúteis e ajustar o seu relatório para que ele melhore tanto a sua dinâmica de processamento dos dados quanto o seu tamanho no geral.

É valido ressaltar, que nem toda transformação das fontes de dados são iguais, algumas podem ser maiores do que outras, por isso deve-se prestar atenção em cada etapa construída no painel superior direito do Power Query, onde se tem “Etapas aplicadas”, quanto menos etapas construídas melhor será o processamento, contudo precisa ser avaliada a necessidade do seu relatório em questão.

Por fim, chega-se à etapa final do ETL chamada de “Load” ou carga em português, nela é possível analisar os dados após a aplicação deles na fase de transformação. Introduzindo as visualizações no Power View, qualquer pessoa consegue criar estilos visuais em cima de seus relatórios, a fim de criar dashboards e reports interativos para a análise dos dados.

Power-pbi-etl-6

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Graduando em Gestão em tecnologia da informação pela Uninter. Especialista em Power BI na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design