Jefferson Hinz • 15 mar 2021 • Autodesk BIM
Daremos início à uma sequência de artigos chamada: BIM no dia a dia, que abordará todas as etapas de evolução de um empreendimento, desde o briefing/planejamento até a demolição, porém utilizando a metodologia BIM. Esse será o primeiro artigo, e falaremos sobre o início, o Briefing com o BIM.
O BIM é responsável por gerir as informações de um projeto, e isso é o que o torna especial e diferente do formado tradicional CAD. Embora muitos profissionais tenham a tecnologia BIM em mãos com os softwares adequados as suas necessidades, muitas vezes por conta da mentalidade do sistema tradicional, etilizam o BIM como se fosse um software CAD.
Para que isso não aconteça, é importante entender que as informações são as armas mais potentes do BIM, então não as subestimem. O processo inicial de captação de informações é feito pela primeira etapa construtiva, o Briefing ou planejamento, muito conhecido, porém pouco executado.
Afinal, o que é Briefing?
Essa etapa inicial consiste em coleta de dados preliminares para que a criação do projeto seja direcionada, evitando retrabalho, perda de tempo e desgaste no relacionamento com o cliente. É no briefing que as expectativas são alinhadas com o proprietário do empreendimento. Nessa primeira etapa é indispensável saber alguns pontos, como:
• Dados sobre o terreno
• Programa
• Desempenho
• Preferência do Cliente
• Prazos
• Orçamentos
Como o BIM é aplicável no Briefing?
Essas informações coletadas servirão como combustível para que o fluxo de trabalho dê início. Ex: Com esses dados coletados, já é possível iniciar o estudo conceitual no Autodesk Formit, software incluso na metodologia BIM, que faz interoperabilidade com o REVIT de forma nativa, ou seja, tudo que for aplicado conceitualmente, não será desperdiçado.
Não basta ter todos os softwares baseados na metodologia BIM, se o conceito não estiver enraizado. Hoje vimos como é importante o planejamento, sem ele, o processo em BIM pode ser completamente comprometido. O grande objetivo da elaboração de um projeto em BIM é que no fim, a modelagem arquitetônica seja recheada de informações, prontas para serem utilizadas.
Falaremos da utilização das informações nos próximos artigos da série, BIM NO DIA A DIA. Fiquem ligados!