Amauri Bekesius • 18 out 2024 • Microsoft Power BI
Uma das principais características do Power BI é a capacidade de transformar dados brutos em insights valiosos, isso todo mundo ou quase todo mundo sabe. A questão é como utilizar os recursos avançados de análise e visualizações para ajudar a entender e explorar os dados de maneira intuitiva. Os dados brutos não têm valor peculiar e nem representam algum tipo de vantagem, pois dificilmente saberemos o que fazer com eles.
É a análise desses dados que transforma números e registros em percepções para as empresas. Apenas com o devido processamento é possível encontrar tendências, padrões, falhas e até fazer análises preditivas para ver os prováveis futuros, seja, a pequeno, a médio ou até a longo prazo nas organizações.
Essas organizações precisam saber como transformar dados em insights, gerando informações capazes de manter vantagem competitiva, melhorar a eficiência e aumentar a fidelização de seus clientes.
O uso de dados nas empresas foi impulsionado por avanços tecnológicos. Desde os primeiros registros em papel até as análises preditivas de hoje, a forma como as empresas coletam, armazenam e utilizam dados transformou e continua transformando o mercado a passos largos.
Hoje, a explosão de dados gerados por transações, mídias e diversos dispositivos concebeu ao conceito de Big Data. A adoção de soluções de armazenamento em nuvem permite o acesso a grandes volumes de dados a custos reduzidos e as ferramentas de inteligência de negócios BI tornaram extremamente frequentes.
Algoritmos de aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) começaram a ser aplicados para prever tendências, identificar padrões e automatizar processos. A Inteligência Artificial começou a ser usada para análises ainda mais avançadas. Com a Internet das Coisas (IoT), a proliferação de dispositivos gera uma quantidade incrível de dados em tempo real, que podem ser usados por empresas para otimizar operações.
A tomada de decisão baseada em dados tornou-se uma prática quase padrão, usada pelos mais variados profissionais. Com esse aumento, mais regulamentações surgiram para proteger a privacidade dessas informações, como a Lei Geral de Proteção de Dados.
Para tanto, caso seja possível, siga os passos abaixo e transforme dados brutos em insights poderosos.
Esse processo não é uma fórmula mágica, na qual irá adicionar questões e obter respostas instantâneas. É preciso começar definindo claramente os objetivos de negócio, as questões que deseja responder, as métricas que indicam os resultados esperados, os indicadores que a empresa quer monitorar e melhorar.
Defina quais fontes de dados a empresa usará para obter as respostas que necessita. Certifique-se de que os dados coletados sejam realmente relevantes, precisos, completos, atualizados e de alta qualidade, a partir de diversas fontes.
Não desconsidere a velocidade das informações. Dados antigos devem ser descartados, a não ser que seja utilizado em estudos históricos para fazer comparações.
Dados brutos geralmente contêm informações a mais do que realmente deveria ter e inconsistências que precisam ser tratados. Remova registros incompletos e padronize formatos para garantir consistência.
Desenvolva uma análise examinando o entendimento da natureza dos dados. Utilizando gráficos, tabelas, estatísticas e demais formas de visualização para facilitar a identificação de padrões, tendências, médias, contagens etc.
O processo de criar uma representação visual ou método que define os sistemas de coleta e gerenciamento de informações de qualquer organização. Com os dados preparados o momento é de desenvolver modelos que possam gerar insights, como modelos estatísticos por exemplo. Sendo assim, os modelos precisam ser avaliados para garantir a precisão desses dados.
Utilize os insights gerados para orientar a tomada de decisões, definindo planos de ação e estratégias. Continue monitorando as métricas para avaliar o andamento de tudo o que é implementado, modificado e até mesmo dados que estão sendo deixado de lado.
Conclusão:
É essencial criar modelos de dados eficientes. Isso inclui a definição de relacionamentos adequados entre as tabelas e a realização de transformações necessárias para obter os resultados desejados.
O Power BI é uma ferramenta que permite transformar dados em insights poderosos. Com suas funcionalidades, é possível coletar, transformar, visualizar e analisar dados de maneira intuitiva e eficiente. Ao aproveitar ao máximo o Power BI e seguir as melhores práticas, é possível potencializar suas ideias e obter visualizações que impulsionam o sucesso do seu negócio.