Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

UI/UX: Começando com Adobe Xd

Isabela Scussel • 08 dez 2020 • Adobe Xd - Experience Design

UI/UX: Começando com Adobe Xd

O que é o Adobe Xd?

 

Esta é uma ferramenta de design desenvolvida pela Adobe para aprofundar ainda mais as experiências de criação e implementação de layouts e de design na criação de sites e aplicativos.

Com o Adobe Xd, você pode começar a prototipagem do seu trabalho do zero, e garantir que o resultado final seja exatamente aquilo que você esperava. Isso porque o software disponibiliza diversas ferramentas extremamente úteis na construção de um fluxo de trabalho aplicável a diferentes projetos.

O Adobe Xd vem se consolidando como um instrumento extremamente eficiente na construção de protótipos interativos de aplicativos e websites, e isto pode ser explicado devido a sua interface simples e intuitiva.

Além de fornecer diversas funções de design para criação, o Adobe Experience Design (Xd) também possibilita que os usuários visualizem um preview das telas e naveguem livremente por meio das interações posicionadas.

O aplicativo possui diferentes modelos pré-estabelecidos com a dimensão específica das plataformas mais visitadas por usuários de todo o mundo. Isso também pode ser personalizado:

 

UI/UX: Começando com Adobe Xd

 

Design responsivo e Adobe Xd

 

Criadores de conteúdo para Web Design têm a necessidade de poder visualizar a perspectiva final de seus trabalhos mesmo antes que estes sejam efetivamente finalizados. Isso se explica pois, no caso da criação desse tipo de material, é indispensável que o designer consiga ter a experiência de usuário de modo a corrigir ou adicionar novos elementos ao projeto.

Ainda, o software ainda proporciona toda uma comodidade para que o designer estabeleça as relações de interatividade entre os componentes de cada uma das telas do aplicativo. Isso permite uma percepção muito mais apurada da aplicação do aplicativo – ou website – na prática, mesmo antes do fim do processo.

Uma vez que o usuário estabelece as principais telas do aplicativo em processo de desenvolvimento, ele consegue conectar as pranchetas, criar pequenas interações, executar efeitos, dentre outras funcionalidades.

Sendo assim, o Adobe Xd proporciona essa experimentação da interface, o que facilita o processo de criação do início ao fim.

Veja um exemplo de fluxo de interação para aplicativo:

 

UI/UX: Começando com Adobe Xd

 

Como pode ser visualizado acima, o desenvolvedor do aplicativo tem a opção de criar botões, e adicionar imagens e componentes em geral, de modo a torna-los totalmente responsivos. Logo, a interface de design e criação do Xd se destaca pelo seu layout sensível ao conteúdo: troque, crie espaçamento, redimensione e alinhe seus layouts com facilidade.

 

  • Adicione animações
  • Crie protótipos interativos
  • Faça testes em vários dispositivos
  • Trabalhe em equipe em tempo real
  • Transforme suas ideias em realidade

 

Processo de criação do protótipo

 

A praticidade do Adobe Xd se estende para todos os níveis de habilidade de edição, não fazendo uso de elementos de difícil compreensão ou grande extensão de conhecimento prévio.

A plataforma em si é reconhecida por ser bastante intuitiva, o que traz uma experiência de uso muito mais didática e eficaz. Desse modo, e graças às bases que a interface apresenta, o usuário que fizer uso desta ferramenta de edição poderá, em larga escala, aplicar suas ideias mais diferentes e criativas.

Como já mencionamos acima, esse software dá total liberdade criativa para seus usuários que lidam frequentemente com a criação de conteúdo desse tipo. É uma plataforma completa, com todas as ferramentas intrínsecas a um processo criativo que seja realmente produtivo.

Além de tudo isso, o Adobe Xd é uma solução totalmente gratuita, com todas as ferramentas inclusas! Sendo limitado – para aqueles que não possuem a licença completa – apenas na quantidade disponível de criação links para compartilhamento.

Veja um exemplo de criação de protótipo de um aplicativo abaixo:

 

UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 prototipo-app-burguer-eng-dtp-multimidia

 

Criação de link para acesso e compartilhamento do protótipo

UI/UX: Começando com Adobe Xd

 

Acesse o protótipo finalizado do aplicativo “iBurger” exemplificado no processo de imagens acima e navegue pelos botões interativos:
https://xd.adobe.com/view/12a149e9-9504-4c33-b631-a3121bda8f5a-47f2/?fullscreen

 

 

 

Quer conhecer outras tecnologias e aprender ainda mais?

Acesse o Blog Tecnológico da ENG e veja os nossos artigos!

 

Conheça nossos eventos e Minicursos gratuitos com emissão de certificado!

AGENDA DE EVENTOS

Gostou deste conteúdo?




 

 

Isabela Scussel

Isabela Scussel

Isabela Scussel faz Graduação do curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política e Negócios (EPPEN) na Universidade Federal de São Paulo, e é apaixonada por tecnologias que resolvam problemas de pessoas, empresas e órgãos governamentais. Adobe Document Cloud, com Acrobat e Sign são suas especialidades.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design