Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Do Photoshop 1.0 à nuvem da Adobe e à Certificação Profissional

Helton Winter • 14 dez 2023 • Adobe Photoshop

Do Photoshop 1.0 à nuvem da Adobe e à Certificação Profissional

Um belo dia estava eu lá, todo feliz aprendendo a usar o meu recém adquirido e hiper moderno Compaq Presario all-in-one. Não vou falar o ano para não entregar a minha idade!

Feliz e satisfeito. Excelente aquisição!

Ainda não havia muitos MACs para comprar no Brasil e o dinheiro dava para um bom PC com Windows.

Pois então aparece um amigo designer gráfico, Mr. Zimmermann e me diz: “Helton, experimenta esse software: Photoshop”.

Aceitei e logo fui instalando o primeiro de muitos disquetes. Demorou cerca de duas horas para instalar o “bixo”. (Não achei na web fotos do kit de disquetes do Photoshop 1.0, então a do Photoshop 3 serve para ter uma ideia.)

Amor ao primeiro clique

Uns 10 disquetes e uma hora e meia depois reiniciei o PC e fui ver o que era o tal Photoshop.

Ao apresentar a tela “feinha” do Photoshop meu colega me deu algumas orientações e comecei a editar uma imagem que já vinha com o software. Se me lembro bem era de um automóvel.

 __________________________________

Imediatamente me identifiquei.Tudo certo. Tudo no lugar. Ordem e intuitividade.

__________________________________

 Não deu uma hora e eu já tinha arruinado uma imagem de forma irrecuperável (só tinha um Undo). Me sentia uma criança com brinquedo novo. Feliz em dobro agora.

Obviamente passei horas e horas “fuçando” no “bixo” para aprender tudo o que tinha. E aprendi!

Upgrade para o Photoshop 3.0

Essa versão consolidou o meu amor pelo software da Adobe para sempre. Aliás, não se usava o termo aplicativo, mas software naqueles tempos.

Com recursos impressionantes para a época (não havia nada comparável em termos de usabilidade e qualidade do resultado final) estudei tanto o Photoshop que acabei sendo chamado para dar aulas sobre ele, na época numa escola chamada DataByte, na região da Av. Paulista, em SP.

Daí pra frente foi muito rápido. Quem soubesse usar o Photoshop teria muito trabalho e muitos clientes.

A evolução veio e finalmente foi criado o History, para resolver o problema do único UNDO.

Mesmo com apenas algumas poucas chances de voltar atrás através do History já era possível “errar” no Photoshop sem ter que fazer tudo de novo. Aliás, tente imaginar ter apenas um nível de UNDO no Photoshop. Tinha que ser muito cauteloso na edição do documento, fazendo cópias frequentes, para poder recorrer a alguma versão anterior do trabalho. 

Depois de usar todas as versões atualizadas uma a uma numa sequência de felicidades, finalmente o Photoshop chegou à nuvem.

Então a coisa ficou ainda mais empolgante, pois já era possível usar os recursos da nuvem para processar as imagens, aliviando a carga sobre o processamento do PC.

Com tantos recursos e a qualidade sempre aumentando, obter mais clientes foi uma consequência natural. Laboratórios, indústria química e de máquinas, escolas, empresas de energia solar, editoras… Eu realmente tenho muito a agradecer à Adobe pela sua própria existência!

Certificação ACP (Photoshop Adobe Certified Professional)

Apesar de ser um “early adopter” e  “heavy user” do Photoshop, nunca me dei ao trabalho de obter a certificação oficial da Adobe, até que a Jennifer Vaz, da ENG DTP, me pediu para aplicar um curso voltado à certificação de um grupo alunos de uma empresa governamental.

Em seguida tratei dos detalhes com a Soraya Nobre, da unidade de Brasília e mãos à obra!

Aprender para ensinar!

Sempre foi assim na minha trajetória profissional e esse seria um desafio muito agradável.

Então, com o apoio do professor Haroldo Brito, da ENG DTP que me colocou em contato com os materiais de estudo oficiais da Adobe para este fim, fiz a prova e me certifiquei na primeira tentativa.

Tudo estava lá, registrado na minha mente graças ao uso prático do aplicativo e a longa experiência em edição de imagens, diagramação e produção gráfica. Além, naturalmente, da utilização na web e nos meios digitais.

Profissional Certificado Adobe (Adobe Certified Professional)

Como eu comecei logo no início desta impressionante saga tecnológica e fui acompanhando e evoluindo passo a passo junto com a Adobe, a certificação nunca foi um fator relevante para a obtenção de novos clientes e para conseguir trabalhos junto às agências de marketing e publicidade.

Porém, no modo atual de seleção de talentos, com tantos candidatos para nem tantas vagas assim, a certificação tornou-se extremamente importante, pois é o reconhecimento formal da Adobe de que o designer sabe realmente usar o Photoshop, além de ter boas noções de design em geral e estar familiarizado com a legislação para o mercado editorial. 

Isto posto, recomendo que você obtenha a Certificação Adobe Certified Professional. Será de grande valor nas suas próximas entrevistas e certamente agregará muito ao seu currículo.

Afinal, ter uma empresa como a Adobe dizendo que você realmente sabe fazer o que diz que sabe fazer é um incentivo e um fator tranquilizador para qualquer profissional de RH, concorda?

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Helton Winter

Helton Winter

Formado em Letras pela Universidade de São Paulo. Especialista em Adobe: Photoshop, Illustrator, InDesign e Adobe XD. Atualmente é Designer Gráfico, Desktop Publisher, Fotógrafo, Web Designer.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design