Mateus Pereira • 15 dez 2022 • Microsoft Power BI
Muitos sabem que o Power BI (PBI) possibilita a inserção de diversos visuais, porém não é raro de acontecer, as pessoas necessitarem de um visual exclusivo para a criação de filtros em suas análises. Esse dilema é muito comum e, cada vez mais os iniciantes da ferramenta buscam uma solução para conseguir filtrar de forma mais apurada os seus relatórios; uma delas é a segmentação de dados.
Primeiramente, tudo começa com a necessidade do tipo de análise que as pessoas precisam, ao encarar uma determinada base de dados. Se o usuário em questão quer interpretar uma quantidade de informação volumosa, entra-se a segmentação de dados como opção. Isso porque a ferramenta tem o objetivo de tratar uma quantidade extensa de informações em um único visual, sem a necessidade de acrescentar diversos campos, pois ela própria possibilita diversas seleções de análise para que o usuário possa trabalhar.
Entre as vantagens do uso da segmentação estão as análises mais interativas sobre os relatórios, a partir dos filtros, os usuários conseguem visualizar qualquer informação específica nos painéis assim como obter uma disposição mais coerente das informações. A segmentação permite também que o usuário estabeleça conexão com diversas fontes de dados, como Excel, SQL ou até links na web.
Modelo de relatório com segmentação de dados
Pensando em uma base de faturamento, com distribuição de estados e vendedores no nosso relatório, com a segmentação temos a habilidade de filtrar quais vendedores mais lucraram por localidade, selecionando o estado desejado, o painel inteiro irá se relacionar com a seleção mostrando quais vendedores mais lucraram sobre o estado selecionado, por exemplo. Porém não somente podemos realizar essa filtragem como podemos tornar a lista de estados suspensa, como no caso da imagem anterior, a sua disposição estava na horizontal, porém também conseguimos fazer um Dropbox para escolher quais estados queremos nos referir.
Modelo de segmentação com lista suspensa
O seu suporte para os relatórios tem um destaque único, por isso ao se trabalhar com algum relatório na qual se esteja precisando de análises mais apuradas, visuais que conversem com informações mais específicas ou, detalhamentos que muitas vezes não podemos cruzar entre outros tipos de visuais. A segmentação de dados será sempre uma grande aliada quando alguma dessas necessidades surgir. Seus recursos são muito versáteis e o usuário sempre terá uma alternativa segura para analisar suas informações desejadas.