Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Formatando temas no Power BI

Mateus Pereira • 03 nov 2022 • Microsoft Power BI

Formatando temas no Power BI

 

Uma necessidade muito recorrente para os usuários iniciantes e avançados em Power BI, é a personalização dos relatórios. O ato de editar e estilizar o visual para tornar a análise dos dados mais apurada, junto da interatividade e a interpretação das informações.

Não é de hoje que o Power BI disponibiliza temas para a formatação dos layouts dos relatórios, contudo não é um recurso muito utilizado na mão dos desenvolvedores dentro de determinadas fontes de dados. Os usuários optam muitas vezes, por estilizar manualmente de acordo com suas necessidades – modificando estilos a partir de informações que eles julgam importantes ou que eles queiram customizar à sua maneira.

Ao longo deste artigo você entenderá, as vantagens de se adotar temas apelativos e padronizados para o seu relatório, sem perder a qualidade da interpretação dos seus dados. Com isso, eu gostaria de expandir o conceito do que são os temas. Os temas são funcionalidades do Power BI que permitem ao usuário realizar transformações no design do relatório, com eles qualquer pessoa é capaz de padronizar o visual deixando a estética mais elegante e a interpretação mais coerente dos dados.

 

 1 - Apresentação dos Temas

 

Existem algumas formas na qual o usuário pode trabalhar usando os temas no Power BI, uma delas é partindo internamente da interface inicial de exibição, onde terão modelos prontos e, outra é personalizando algum tema usando a caixa de diálogo de personalização.

 

2 - Caixa de exibição

 

Dentro da caixa de exibição, o usuário tem a liberdade de personalizar à sua necessidade as cores que ele quer para o seu relatório. Porém sempre será uma escolha pessoal, caso ele queira manter as cores padrões, não há problema.

Após acessar a personalização por tema, o usuário tem direito de visualizar as opções de nomes e cores, texto, visuais, página e painel de filtros. É nessa nova janela onde ele conseguirá configurar o tema à sua maneira.

 

3 - Personalização por tema

 

Assim que o usuário fizer suas edições, ele não terá a necessidade de alterar as cores de suas visualizações uma por uma. Quando abrir um novo gráfico, ele terá o formato que ele predispôs:

 

 4 - Modelo de gráfico após formatação

 

Um requisito importante para que os temas fiquem salvos, é assim que concluir as configurações, ir em exibição e selecionar a opção “Salvar o tema atual”. Pois assim o usuário é capaz de importar futuramente o seu tema editado para outros relatórios.

 

5 - Salvando o tema em exibição

 

Quando se escolhe a opção de salvar, o arquivo é armazenado em extensão “JSON”, que assim o usuário poderá padronizar e deixar conforme a edição de temas anteriores os seus projetos seguintes, sendo possível de importar acessando a guia de exibição no Power BI e procurando por temas.

Em conclusão, é muito prática a configuração de temas para os relatórios dentro do Power BI, com ele o usuário não necessita criar edições manualmente todas as vezes que for criar um relatório novo. Com a opção de exibição na guia superior, e com as opções de temas padrões e personalizados, o usuário pode criar uma infinidade de outros temas para projetos no futuro.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Graduando em Gestão em tecnologia da informação pela Uninter. Especialista em Power BI na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design