Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Premiere Pro: Usando a opção de Multi-câmera para editar

Marcos Vieira • 24 out 2022 • Adobe Premiere

Premiere Pro: Usando a opção de Multi-câmera para editar

 

Existe uma função no Premiere Pro que pode facilitar e deixar sua edição bem mais rápida, ao invés de fazer os cortes dos vídeos, para ficar alternando entre as cenas de várias câmeras, direto na Timeline (sendo que assim além de cortar você precisa também ir puxando, deletando, movendo os arquivos na Timeline), você pode fazer as mudanças de câmeras apenas com um clique através da função de Multi-câmera do Premiere Pro. Vamos ver como fazê-lo

Você pode fazer isso com várias câmeras, vários arquivos de vídeo, já cheguei a usar 7, mas nesse exemplo vamos usar 4.

Você irá selecionar os arquivos na janela Projeto (Project), clicar com o botão direito do mouse e clicar em Criar uma sequência de origem de várias câmeras

.Multi camera

 

Logo depois vai aparecer uma janela de configuração, em que vc terá a opção de escolher o nome dessa sequência, escolher o ponto de sincronização (nesse caso irei deixar selecionado o ponto de entrada que é o começo de cada vídeo, mas pode-se também criar marcas de saída nos arquivos abrindo eles e marcando na janela Origem ou então ajustando pelo áudio).

O que eu aconselho a alterar nas configurações é, primeiro deixar marcada a caixa na opção Mover clipes de origem para o compartimento Clipes processados, e deixar marcada a opção de Enumerar Câmeras, aí é só dar ok.

Adobe Premiere Creatuive Cloud ENG DTP Multimidia

 

Agora dentro da janela Projeto (Project) ele vai criar um arquivo de sequência das várias câmeras e uma pasta de nome Clipes processados com os arquivos de vídeo movidos para dentro dela.

Adobe Premiere ENG DTP Multimidia

 

Vamos clicar com o botão direito nesse arquivo de sequência de várias câmeras e clicar em Nova sequência a partir do clipe (Que dá para ser feito também através do caminho Arquivo -> novo -> Nova sequência a partir do clipe, ou então arrastar esse arquivo até a janela de Timeline se essa estiver vazia).

Adobe Premiere ENG DTP Multimidia

 

Agora vamos até a janela Programa (Program) que é a janela de visualização do nosso projeto, precisamos editar os botões que vão aparecer embaixo da tela de visualização, para isso, vamos clicar no botão + que tem no canto inferior direito dessa janela, vão aparecer outros botões, então vamos arrastar esses dois botões Adobe Premiere ENG DTP Multimidia 

para baixo (gravação e visualização de multi-câmeras) e dar ok.

Adobe Premiere ENG DTP Multimidia

 

Clicando no botão de visualização de multi-câmeras, a tela irá se dividir, do lado direito a visualização do vídeo e do lado esquerdo a visualização das câmeras.

Adobe Premiere ENG DTP Multimidia

 

Para começarmos a nossa edição precisamos clicar no botão de gravação (o do ponto vermelho) e então clicar em play, aí o vídeo vai começar a rodar, e você só precisa clicar em cada câmera que estiver aparecendo do lado esquerdo pra cena ir mudando, o Premiere vai estar salvando cada mudança de câmera que você fizer somente clicando nas imagens das câmeras.

Após o vídeo ter chegado ao final ou você ter dado pause, na Timeline já aparecerão os cortes no vídeo que o Premiere fez através de seus cliques.

Adobe Premiere ENG DTP Multimidia

Isso vai agilizar sua edição de forma surpreendente, após a configuração da Multi-câmera a edição se tornará mais simples e eficaz, na mesma ideia de uma mesa de edição, uma switcher para fazer os cortes das transmissões de TV, em que se mudam as câmeras clicando nos botões correspondentes a cada câmera.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Marcos Vieira

Marcos Vieira

Acadêmico do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, Unidade UNICID, em São Paulo SP, apaixonado por vídeo e fotografia, atuando como vídeo designer, After Effects, Adobe Premiere, Photoshop, gosto de criar e de trabalhar em vídeos que tragam emoção as pessoas. Marcos possui Certificação Profissional Adobe!

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design