Diane Jey • 13 jan 2022 • Adobe Xd - Experience Design
O UI/UI
O design de UX e UI é um processo complexo e difícil que requer muitas habilidades. Não é fácil ser bom nisso.
O design de UX e UI é uma das principais disciplinas do desenvolvimento de software. É uma competência que abrange outras disciplinas, como web design, design gráfico, marketing etc.
Ele define como as pessoas interagem com produtos digitais (sites, aplicativos móveis etc.); o que eles veem na tela; e como eles experimentam seu produto ou serviço.
O design de experiência do usuário (UX) é o processo de aumentar a satisfação do usuário, melhorando a usabilidade e acessibilidade. O objetivo é garantir que o site ou aplicativo seja intuitivo e fácil de usar, responsivo e visualmente atraente.
O design da interface do usuário (IU) refere-se à aparência de um aplicativo ou site da Web. Inclui o layout, cor, tipografia, movimento (botões, rolagem), gráficos, animação etc. A IU torna mais fácil para os usuários interagirem com os dispositivos.
O design UX é o processo de aprimorar a experiência do usuário, principalmente melhorando a usabilidade.
Os designers de UX não são apenas responsáveis pela aparência de um site ou página da web, eles também são responsáveis por sua interface de usuário.
UX é uma parte essencial de qualquer bom produto porque garante que a experiência do cliente seja positiva.
O design da experiência do usuário é o processo de aumentar a satisfação do usuário, melhorando sua compreensão, usabilidade e desejo com o uso de métodos de design.
O objetivo da UX é criar um fluxo suave entre a interface e o usuário.
Os designers de UX têm a tarefa de compreender seus usuários para criar personas que os representem. Eles também são responsáveis por pesquisar tendências do setor para antecipar o que as pessoas podem um dia precisar ou querer.
UI/UX design também é conhecido como design de produtos, é uma área que abrange uma gama grande de habilidades, não somente o design da interface.
Ao desenvolver um novo produto o mesmo passará por muitos estágios de desenvolvimento:
- Estratégia do produto
A estratégia do produto é a fase inicial onde iremos avaliar qual público-alvo seu produto visa atingir, como alinhar o desenvolvimento com a estratégia de marketing, como o product owner imagina o produto final e qual visão ele pretende passar com seu produto.
É uma fase de reuniões estratégicas onde se espera alinhar as ideias da equipe.
- Design Visual
Após ter alinhado as estratégias, começa o desenvolvimento do Design visual, que passa por muitos estágios durante o desenvolvimento e será alterado inúmeras vezes baseado no feedback da equipe, do product owner, e refinado através da coleta de dados de usuários teste.
- Design de interação
Peça chave no desenvolvimento, onde deve-se pensar na funcionalidade de cada elemento de forma a maximizar a efetividade do produto. Também será alterado ao longo do projeto e deve levar em conta a pesquisa do usuário como ponto focal.
- Pesquisa de usuário ou coleta de dados
Pesquisa de usuário é como sabemos se nosso produto ou serviço irá funcionar no mundo real, com pessoas reais. É onde descobrimos e validamos as necessidades do usuário que será a base do que se está desenvolvendo.
É o processo de entender os hábitos, necessidades, e atitudes usando diferentes métodos de observação e coleta de feedback.
Como desenhar uma boa pesquisa:
1.Objetivos: Quais são as informações que faltam e precisamos complementar.
2.Hipótese: O que achamos que sabemos dos nossos usuários?
3.Métodos: Levando em consideração nosso tempo e mão de obra, que métodos de pesquisa devemos selecionar?
4.Conduta: Coletar dados através dos métodos selecionados.
5.Sintetizar: Complementar as informações, validar ou não as hipóteses, descobrir oportunidades para nosso design.
- Crítica do design
É importante estar ciente que o feedback do produto será recebido de muitas fontes, então é necessário saber apresentar seu produto para qualquer audiência e não somente designers. Personalize sua apresentação para abranger todos os públicos, faça pesquisa de termos técnicos, e como cada grupo interage com o produto e evite termos técnicos da área que o público-alvo da apresentação terá problemas de entender.
Alguns exemplos de equipes constituem de:
-Product managers
-Engenheiros/ Desenvolvedores
-Equipes multifuncionais (advogados, nutricionistas etc.)
- Conteúdo e Copywriting
Por último e não mesmo importante, deve-se pensar no conteúdo do seu produto e fazer a checagem por conteúdos com copywriting, sejam elas imagens, pedaços de texto e design.
- Um bom design
Criar um bom design não é tarefa fácil, exige muito estudo. Desde as cores usadas, a disposição dos itens e até sua tipografia.
Um produto é apenas uma peça cheia de funcionalidades, mas se o design for ruim, um modelo específico não terá qualquer chance em vendas. Por outro lado, se o produto for apresentado bem e atraente para os clientes, é muito provável que ele seja comprado.
Um dos motivos de as pessoas não serem tão satisfeitas com produtos que compram é que as empresas, na maioria das vezes, priorizam o aspecto estético do produto. Por isso, é importante que os designers tenham cuidado para que haja equilíbrio entre a beleza estética do produto e seus benefícios funcionais.
A construção do produto é a base para um bom desempenho. Nós nos concentramos em criar processos, materiais e tecnologias que garantam que o design contenha as funções necessárias, as estruturas altamente funcionais e a complexidade mínima possível.
Logo um bom design irá possuir o equilíbrio perfeito entre a estética e a funcionalidade como um todo.
Um design que proporciona uma experiência inovadora, altamente funcional é mais provável que seja apreciado. Isso faz com que os consumidores se deem conta de que o produto é excelente e de que devem comprá-lo. Um design caracterizado por interfaces intuitivas sempre atrai os clientes. Essa é uma maneira simples para qualquer organização gerar novas receitas e atrair um novo público de consumidores interessados em suas ofertas.
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