Bruno Battestin • 13 dez 2021 • Microsoft Power BI
Neste artigo será introduzido o assunto de Segurança a Nível de Linha com Power BI, explicando o que é, para que serve e uma visão inicial de sua implementação.
Row-Level Security, ou Segurança em Nível de Linha, é uma função no Power BI que permite definir filtros de carregamento de dados baseado no usuário que está visualizando o relatório.
É possível criar em um mesmo relatório diversas filtragens de dados, direcionadas a nível hierárquico e gerencial.
Exemplo: Numa base de dados contendo as colunas Cargo (Gerente ou Vendedor), Nome, Valor de venda e Data, é possível definir uma visualização completa das vendas aos usuários denominados como “Gerente” e uma visualização filtrada individualmente aos usuários denominados como “Vendedor”.
No Power BI Desktop
Adicione dados ao seu relatório
Dentro da visualização Relatório do Power Pivot, acesse a guia Modelagem
Selecione Gerenciar Funções
Clique em Criar
Designe um nome para esta função
Selecione a tabela que deseja se basear para filtrar os dados
Defina sua expressão DAX que retorne um resultado booleano (verdadeiro ou falso).
Obs: Para separar argumentos nas expressões DAX nesta caixa, independente de sua configuração de localidade no Power BI Desktop, utilize vírgulas para separar argumentos nas funções.
Para validar sua expressão, clique no “Check” acima de seu código DAX
Clique em Salvar
Para testar sua nova função, acesse Modelagem > Exibir como, e selecione como deseja visualizar seu relatório para validar sua implementação RLS
No Power BI Service
Dentro do Power BI Service, em seu Workspace configurando a segurança de seu Conjunto de Dados, é possível designar colaboradores a determinadas funções que foram criadas no Power BI Desktop, por exemplo, é possível definir que o colaborador1@eng.com.br terá somente as visualizações relacionadas a Governo neste relatório.