Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Posição do Gartner ao Power BI

Erick Reis • 25 nov 2021 • Microsoft Power BI

Posição do Gartner ao Power BI

Que o Power BI é uma ótima ferramenta para Business Intelligence nós já sabemos, mas por qual motivo?

O Power BI foi escolhido pelo grupo de consultoria Gartner como a melhor ferramenta de BI do mundo.

Em termos de business intelligence e analytics, não existe solução mais reconhecida pelo mercado profissional do que o Power BI. Esse reconhecimento, além de ser reconhecido no mercado, ocorre também entre os especialistas.

Quem é o Gartner e quem classifica o Power BI como a melhor ferramenta de BI do mercado?

O Gartner é a empresa líder mundial em consultoria e pesquisa em tecnologia da informação. Foi fundada em 1979 por Gideon Gartner. A sede corporativa do Gartner está localizada em Stamford, Connecticut. A empresa possui escritórios em outras partes da América do Norte e Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África, América Latina e Japão.

A Gartner é tão importante que, hoje, ela é negociada publicamente na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o símbolo de ações “IT”. As divisões corporativas da Gartner incluem Pesquisa, Programas Executivos, Consultoria e Eventos. As duas principais ferramentas de visualização e análise de dados da empresa são o Quadrante Mágico e o Ciclo de Hype.

Quadrante Mágico de Gartner:

 

O quadro do quadrante mágico é uma ferramenta metodológica e de visualização de pesquisa usada para monitorar e avaliar o progresso e a posição de uma empresa em um mercado de tecnologia específico.

Nesse método de análise, quanto mais a tecnologia estiver no canto superior direito maior é sua tendência evolutiva.

Basicamente, o Gartner usa uma matriz para ilustrar os pontos fortes e as diferenças entre as empresas. Os relatórios de pesquisa gerados podem ajudar os investidores a encontrar empresas que atendam às suas necessidades e ajudar a comparar seus concorrentes no mercado.

Ciclo de hype

O ciclo de hype é uma representação gráfica que mostra os estágios do ciclo de vida de uma ferramenta de tecnologia. Essas etapas vão da concepção à maturidade da solução, o que a torna muito popular no mercado.

Valor - O primeiro critério avaliado pelo Gartner é o valor que as ferramentas de BI fornecem aos usuários. Isso é fácil de ver porque os usuários podem começar a usar a versão desktop da ferramenta gratuitamente. As empresas podem obter licenças para usuários específicos a um custo menor, e depois expandir para toda a sua inteligência, sempre adquirindo apenas a capacidade necessária. O Power BI também pode ser integrado a ferramentas mais antigas, o que o torna mais poderoso e permite uma transição rápida.

Fácil de usar - Os usuários do Power BI podem criar seus próprios relatórios ad hoc em minutos por meio do recurso familiar de arrastar e soltar. Este é um exemplo muito prático da facilidade de uso desta ferramenta de BI. Este também é um padrão de ponderação na avaliação do Gartner.

A arquitetura é altamente flexível, fornecendo integração com outras soluções da Microsoft, além de ferramentas de terceiros. Tudo isso com uma implantação rápida, simples e segura.

Gestão centralizada

A implantação realizada em segundos também é uma vantagem do Power BI apontada pela Gartner. As empresas podem implantar em minutos e distribuir o conteúdo de Business Intelligence com poucos cliques.

Dessa forma, podem aproveitar a agilidade da análise de autoatendimento com a governança de TI do Power BI.

Globalmente - Ao escolher o Power BI como a melhor ferramenta de BI do mundo, o Gartner também acredita que as organizações podem implantá-lo com flexibilidade em qualquer lugar e ter influência global.

A plataforma oferece credibilidade e desempenho garantidos pela Microsoft, uma das empresas de tecnologia da informação mais confiáveis do mundo.

Segurança, governança e conformidade Por fim, um importante critério avaliado pelo Gartner é a segurança da informação.

Ao adotar o Power BI, as empresas têm uma plataforma de BI que pode ajudá-las a atender a padrões e certificações rígidos. Além disso, as organizações podem garantir a segurança dos dados e controlar como os dados são acessados e usados. Resumindo, considerando muitos fatores que têm um impacto significativo nas empresas e nos usuários, o Gartner sempre manteve o Power BI como a melhor plataforma de BI do mercado global.


Agora que entendemos o motivo do Power BI estar tão em alta e sua importância, que tal dar os seus primeiros passos nessa incrível plataforma?

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design