Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI e SQL Server: Ganhos de Qualidade e Produtividade

Erick Reis • 29 jun 2021 • Microsoft Power BI

Power BI e SQL Server: Ganhos de Qualidade e Produtividade

Atualmente, algumas ferramentas de análise de dados têm sido enfatizadas como métodos para ajudar os gerentes a tomarem decisões diárias. Também é comum o uso de múltiplas técnicas de integração para obter melhores resultados e uma visão mais ampla do negócio. Um exemplo disso é quando utilizamos a integração entre o Power BI e o SQL Server.

O Power BI em si já é uma ótima ferramenta para análise de dados, mas quando temos essa ferramenta relacionada com o SQL Server temos um ganho enorme de qualidade e produtividade na nossa análise de dados.

Mas antes vamos entender uma ferramenta de cada vez.

O Power BI é uma plataforma de análise de dados criada pela Microsoft que pode transformar dados brutos em informações relevantes, interativas e dinâmicas. É uma plataforma focada em simplificar a análise de dados, com automação de atividades, tornando o processo mais intuitivo e permitindo que qualquer pessoa opere o sistema. Mas porque o Power BI?

O Power BI é líder quando falamos sobre ferramenta de BI, isso porque a própria consultoria do Gartner Group o coloca assim.

gartner-group-estrutura-sql-eng-dtp-multimidia

(No Gartner Group quanto mais próximo do Nordeste, melhor é a ferramenta e sua possibilidade de evolução).

Do outro lado temos o banco de dados SQL Server que foi desenvolvido pela Sybase juntamente com a Microsoft. Sua principal função é armazenar e recuperar dados através de consultas. Essas consultas geralmente são feitas através da linguagem T-SQL e ANSI SQL.

Mas como duas ferramentas assim podem se interligar de uma maneira tão complementar?

A primeira vantagem que temos é referente a importação de tabelas. Após selecionar um banco de dados, existe uma possibilidade de importar suas tabelas para trabalhar no ambiente do Power BI para criação do dashboard. Portanto, é fácil realizar análises segmentadas e usar relatórios específicos em determinadas tabelas. Tudo isso ajuda e importa muito no momento de criação da parte visual do relatório.

A outra vantagem é que como o SQL Server é capaz de realizar consultas, você também pode consultar diretamente a base do SQL Server. Assim, os usuários podem selecionar de forma rápida e fácil dados específicos para se trabalhar.

Uma outra é que depois que a integração é feita, os usuários podem gerar análises antecipadas com base nos padrões de reconhecimento no conjunto de dados do SQL Server. Isso tudo para um gerente ou líder é de suma importância, pois ele pode visualizar os dados sobre o presente e o futuro, evitando assim quaisquer problemas ou tomando decisões para que você tenha um maior crescimento.

Outra grande vantagem é a função de insight rápido.

Mas o que é um insight?

Um insight pode ser entendido como um compreendedor que entende uma causa e efeito em um determinado contexto. Quando falamos em produtividade nós precisamos buscar novos caminhos para que isso possa nos auxiliar.

Com o insight é como se o sistema processasse os dados importados e fornecesse sugestões rápidas e verdadeiras sobre as informações, o que pode ajudar os lideres a olhar para o negócio de outra perspectiva. Isso ajuda ainda mais a melhorar as habilidades de gerenciamento e prepara os responsáveis para decisões importantes e emergenciais.

A análise de dados é de extrema importância para os gestores, e deve ser considerada assim. Porque é através dela que nos permitimos ter uma visão ampla e decisões mais confiáveis e concretas. Nessa área, o Power BI tem se destacado como uma solução eficiente, de fácil aprendizagem e que está em constante desenvolvimento. E uma de suas principais vantagens é justamente a integração com diversas fontes, o que possibilita a centralização e facilita o gerenciamento e a visualização dos dados que queremos analisar.

E é com isso que a gestão ganha o poder de monitorar o negócio com mais facilidade e visibilidade. Desse modo, os usuários conseguem analisar a performance de diversos setores e departamentos da companhia e melhorar os resultados, de acordo com os objetivos e planos estabelecidos. Esse fator tem resultados positivos na análise de informações provenientes de diversos departamentos para permitir a melhoria dos processos que envolvem cada ambiente.

Confira outros artigos em nosso blog!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design