Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: aplicando Adobe Xd em um dashboard

Bruno Battestin • 06 abr 2021 • Microsoft Power BI

Power BI: aplicando Adobe Xd em um dashboard

Como já conhecemos, o Power BI é uma plataforma que visa a visualização de dados e planilhas a partir de um dashboard dinâmico. Para que esse dinamismo seja alcançado precisamos visar uma boa apresentação, algo que seja visualmente agradável, algumas das boas práticas são: manter alinhamento entre os elementos, definir uma margem de distância entre os visuais e as bordas, não deixar os visuais muito “carregados” ou com falta de informações.

tela-dashboard-clean-eng-dtp-multimidia

 

Além da boa apresentação, nosso dashboard precisa ser facilmente interpretado, deve ser lido como uma narrativa. Devemos ter em mente que o usuário do dashboard não terá conhecimento técnico nem informações da construção do mesmo, por isso, quando montamos uma narrativa de maneira visual, com gráficos, tabelas e indicadores, o dashboard se torna interativo! Entretanto, para chegarmos ao “suprassumo” da interatividade é necessário que toda essa construção seja coerente e coesa, mantendo uma narrativa sólida.

dashboard-deve-ser-interativo-eng-dtp-multimidia

 

Existem também plataformas terceiras que podem auxiliar-nos na construção de um dashboard, como o Adobe XD. Este é um software que foi originalmente desenvolvido com o intuito da criação de protótipos de sites, aplicativos de smartphones e aplicações em geral, entretanto por ter uma boa variedade de ferramentas de design, ganhou um publico maior que era esperado, principalmente por ser fácil e prático para trabalhar.

adobe-xd-para-criacao-de-dashboard-eng-dtp-multimidia
Layout criado no Adobe XD

 

Quando integramos o Adobe XD aos nossos dashboards do Power BI, conseguimos resultados ainda melhores! Utilizar essas duas plataformas em paralelo é como juntar o útil ao agradável, pois de um lado temos o primeiro oferecendo ferramentas visuais fáceis de usar e do outro lado a plataforma da Microsoft que nos permite apresentar dados de maneira simples e dinâmica.

layout-aplicado-no-power-bi-eng-dtp-multimidia
Layout aplicado no Power BI

 

Para aprender a criar layouts como estes, participe dos nossos mini cursos de Power BI e Adobe XD!

Acesse já nossa agenda de eventos!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Bruno Battestin

Bruno Battestin

Graduando em Engenharia da computação pela USJT. Apaixonado por compartilhar conhecimento e simplificar as tarefas do dia a dia. Atuando em tecnologia com Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design