Roberta Grigorio • 01 out 2020 • Microsoft Power BI
Atualmente, sabemos da necessidade de saber utilizar as mais variadas ferramentas que nos auxiliam na análise de resultados. Quando trabalhamos com dados que nos permitem analisar situações de notícias em tempo real, há necessidade especial de atualizá-los com frequência. Nesse contexto, imagine atualizar automaticamente qualquer tipo de alteração feita em sua fonte de dados de forma prática e segura? O PBI oferece esse serviço com a ferramenta Gateway, através dela o usuário pode agendar atualizações, ou seja, alterações diárias ou semanais são personalizadas e facilmente realizadas.
Veja o seguinte exemplo de um relatório gerado que precisa ser constantemente atualizado: os artigos publicados no Blog da ENG DTP & MULTIMÍDIA são constantemente monitorados e podemos acompanhar em tempo real a atualização do número de leituras de cada artigo. Com a conexão de dados via web, conseguimos produzir um relatório completo, analisando cada artigo, autor e tecnologia de acordo com a figura abaixo:
Acompanhe o Blog da ENG DTP & Multimídia
Vamos utilizar a ferramenta gateway para atualizar diariamente este relatório de forma automática a fim de acompanhar em tempo real a atualização de leituras, evitando preocupações com atualizações manuais.
Siga o seguinte passo a passo para instalar e atualizar automaticamente seus dados com o gateway.
Publicação de seu relatório no Power BI Service
1. Faça o login de sua conta corporativa no Power BI Desktop
2. Clique em “Publicar”
Para publicar um relatório feito no Power BI Desktop no Power BI Service (serviço online fornecido pelo PBI) é preciso ter conta corporativa no Power BI, ou seja, uma conta fornecida por sua empresa @suaempresa.com.br. Todos os relatórios publicados ficarão salvos no “Meu Workspace”.
Instalação do Gateway
3. Acesse o Power BI Service em: https://app.powerbi.com/home
Nas reticências, clique e “Transferir” > “Gateway de Dados”. O usuário é automaticamente enviado para o site oficial da Microsoft para download do Gateway.
4. Em https://powerbi.microsoft.com/pt-br/gateway/ selecione o tipo de Gateway desejado: modo padrão ou modo pessoal.
O modo padrão (On premises Mode) é recomendado para administradores que desejam compartilhar seus dados com múltiplos usuários. Ademais, os serviços da Microsoft que são atendidos por esse tipo de gateway, além do Power BI são: PowerApps, Flow, Azure e Logic Apps. Ele também aceita como fonte de conexão para o acesso de banco de dados o Direct Query e o Analysis Services. Como a conexão da fonte de dados é feita por múltiplos usuários, há um gerenciamento de quem terá acesso aos dados, sendo assim, o administrador determina e monitora os outros usuários para a segurança de seus dados.
O modo pessoal (Personal Mode) é recomendado para administradores que não desejam compartilhar seus dados, ou seja, é um modo individual de monitoramento de dados, onde apenas o usuário terá acesso aos relatórios publicados. Esse modo é mais simples que o anterior, visto que o único serviço da Microsoft atendido por ele é o Power BI.
5. Após o download, clique em “Instalar”
6. Aguarde a instalação completa
Configuração do gateway
7. Faça o login de sua conta corporativa
8. Escolha o modo de conexão com seus dados
Caso nunca tenha instalado o gateway antes, ou deseje um novo gateway, selecione a primeira opção. No entanto, se já possuir um gateway de acesso em outro computador e deseja transferir as informações para outro sistema, selecione a segunda opção.
9. Caso tenha escolhido a primeira opção, faça novamente seu login
10. Espere a configuração completa e clique em “fechar”
É importante ressaltar que o gateway de dados é um serviço online, ou seja, para funcionar precisa de conexão para atualizar os dados no Power BI Service. Sendo assim, sempre que desligar ou reiniciar sua máquina é necessário verificar se o gateway possui conexão.
11. Certifique-se que seu gateway está ativado ao reiniciar seu sistema. Para isto, basta procurar o ícone do gateway na barra de “Iniciar” de sua máquina
12. Caso necessário faça novamente seu login
Antes de usar o gateway, certifique-se que ele está online e pronto para usar
É muito importante que o gateway esteja ativado para a atualização automática dos dados, pois, como visto anteriormente, trata-se de um serviço online. Ao desligar seu sistema, seu gateway é desativado e só poderá alterar sua fonte de dados quando for ativado novamente.
Agendamento de atualização da fonte de dados escolhida
Após ativar seu gateway, os agendamentos de atualizações são feitos no conjunto de dados dos relatórios publicados no Power BI Service.
13. No Power BI Service, acesse “A minha área de trabalho” ou “Meu Workspace”, selecione o conjunto de dados que pertence ao relatório que deseja modificar e selecione “Agendar a atualização”.
14. Antes de agendar a atualização é necessário editar as credenciais de sua fonte de dados
15. Ao editar as credenciais seus dados, selecione o nível de privacidade de sua fonte de dados, caso os dados sejam públicos selecione “None”
16. Em “Atualização agendada” ative o recurso “Manter seus dados atualizados” e personalize a frequência e o horário para a atualização de dados.
O serviço de atualização permite até 8 horários de agendamento, ou seja, o usuário pode atualizar sua fonte de dados diversas vezes no mesmo dia.
Após o agendamento de atualização, o serviço de agendamento mostra a seguinte mensagem para o usuário
Com o gateway instalado e configurado, podemos analisar detalhadamente a preferência do público em relação aos artigos do Blog. Qual tecnologia é mais acessada? Quem são os autores com os maiores índices de visualizações? Qual o total de leituras por artigo? Essas e outras perguntas são dinamicamente respondidas através do relatório gerado no PBI Desktop e com ele diariamente atualizado podemos acompanhar em tempo real a evolução das leituras diárias juntamente com os índices dos novos artigos publicados.
Podemos observar que o Adobe Photoshop é o tema mais procurado, pois possui maior número de leituras
Em relação aos autores, Melissa Campuzano é a autora mais procurada
Podemos fazer uma análise individual detalhada de cada artigo publicado, indicando seu autor, seu número de visualizações e seu texto introdutório.
Ao agendar a atualização do relatório, o gateway o atualiza automaticamente adicionando as modificações feitas pelo usuário na fonte de dados original. Portanto, acessando o Power BI Service, o relatório é constantemente atualizado, evidenciando a praticidade e rapidez proporcionados pelo gateway de dados.