Roberta Grigorio • 18 ago 2020 • Microsoft Power BI
Em um conjunto de dados é normal encontrarmos erros. Em alguns casos, esses erros podem ser facilmente corrigidos de forma manual. No entanto, em casos em que há milhares de erros entre os dados, a correção completa seria trabalhosa e demorada.
Para exemplificar, podemos sugerir uma situação em que uma data de compra errada foi inserida e repetida centenas de vezes durante a análise de vendas mensal em uma planilha. O trabalho e o tempo que seriam gastos poderiam ser irrecuperáveis. A fim de evitar essas situações, o Editor do Power Query é uma ferramenta indispensável do PBI, pois permite a correção automática de dados em frações de segundos. Veja como no seguinte passo a passo.
Para seguir este Post, baixe o arquivo ZIP, contendo as duas planílhas de excel, para que você posssa replicar aexperiência: [ Baixe o ZIP ]
Antes de identificarmos os eventuais erros que podem estar presentes em nosso conjunto de dados é necessário abrir o Editor do Power Query. Lá, podemos visualizar, analisar, alterar e corrigir nossos dados.
Os dados do usuário instantaneamente carregados no PBI, que além de permitir a visualização dessas informações, também permite a alteração ou correção desses dados.
O PBI permite o acesso de diversas fontes de dados com os mais variados formatos: .xlsx,.csv,.xml,.txt. Também permite o acesso bancos de dados na nuvem e dados da web.
O PBI sempre exibe os dados antes de serem carregados, para que o usuário possa se certificar que está carregando os dados corretos.
Há outra forma de acessar o Editor do Power Query:
Esse atalho é uma forma mais rápida de acessar o Editor do Power Query, uma vez que o usuário será automaticamente direcionado ao Editor do Power Query, sem precisar carregar primeiro os dados, como mostrado no caso anterior.
O exemplo a seguir mostra uma tabela de análise de vendas. As colunas mostram os nomes dos vendedores, data de venda, total de vendas e o estado de atuação de cada vendedor. Perceba que há um erro ortográfico na palavra “Pernanbuco”. Há uma maneira simples e prática para corrigir esses dados e substituí-los por “Pernambuco”.
A data 15/06/2015 será substituída pela data 20/06/2015. De forma análoga ao exemplo anterior o usuário pode selecionar apenas um dos dados que deseja substituir.
Também podemos utilizar essa correção para substituir vírgulas e pontos que separam casas decimais em um conjunto de dados. Veja o próximo exemplo: todos os números estão com suas casas decimais separadas por pontos e precisamos substituir por vírgula.
Dessa forma, podemos rapidamente alterar/substituir valores sem precisar recorrer a correção do arquivo original. Imagine ter que corrigir todos os erros em planilhas de excel com milhares de informações. O PBI não só gera relatórios dinâmicos e acessíveis como também possibilita a correção automática desses dados.