Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

POWER BI - Modelo Tabular - Report Server - Report Builder

João Gabriel • 04 fev 2020 • Microsoft Power BI

POWER BI - Modelo Tabular - Report Server - Report Builder

O Power BI é uma ferramenta robusta que permite a manipulação de dados de várias fontes e rapidamente transformá-los em informações valiosas tanto na tomada de decisões, como no acompanhamento e controle das empresas. Essa versatilidade é o seu ponto chave, pois permite trabalhar de forma que o próprio Power BI armazene a sua informação, relacione e calcule os valores através de suas métricas. Dentre os seus vários usos, destaca-se como uma poderosa camada de apresentação das informações.

A fim de tirar um maior proveito do que a arquitetura Microsoft tem a oferecer, o Power BI permite o recurso de Live Connection, onde ele se torna uma ferramenta com uma aparência mais leve, pois são removidos todos os recursos de manipulação de dados, relacionamentos, tabelas e campos calculados. Nas imagens abaixo podemos ver esta diferença.

 

Power BI - Live Connection - Diferenças - ENG DTP & Multimídia

Live Connection - Diferença

 

Quando nos referimos à Live connection, comumente vemos as grandes empresas utilizarem o SQL Server Analysis Services. Mas quais são os principais motivos para esta escolha? Em primeiro lugar, a centralização das informações em um ponto único, que possibilita a utilização desta fonte por inúmeros relatórios e visões por toda a empresa. Esta arquitetura permite uma unificação dos dados, todas as áreas que necessitarem poderão utilizar uma fonte de dados única e confiável. Métricas sempre equalizadas, evitam os temidos problemas de regras de negócio defasadas e informações desalinhadas entre as áreas.

Abaixo vemos uma possível arquitetura de dados para uma empresa:

 

Power Bi - Arquitetura de Dados - ENG DTP & Multimídia

Arquitetura de Dados

 

O fato de os dados estarem armazenados no SQL Server Analysis Services tornam os horizontes do Power BI muito mais amplos. Desta forma toda a carga de trabalho e necessidade de hardware do Power BI Desktop será transferida para o Servidor do Analysis, que está preparado para esta atividade. Grandes volumes de dados não são mais problema e as informações podem ser cada vez mais detalhadas para análises mais amplas e eficientes.

Eventualmente surge a dúvida sobre qual modelo do SQL Server Analysis Services é o mais indicado para trabalhar ao lado do Power BI. Devido à sua similaridade com o Power BI, seu aspecto mais intuitivo e a possibilidade de utilizar o DAX em suas métricas, destaca-se o modelo tabular.

 

1. O que é Módulo Tabular?

 

O Modelo Tabular armazena os seus dados na memória com uma ótima compressão, diferentemente do Multidimensional que os armazena em disco. Esta diferença garante uma maior velocidade, além do fato de que nem todas as funcionalidades do multidimensional estarem disponíveis para a utilização do Power BI. Outro ponto interessante é a capacidade do Power BI permitir a criação de métricas baseadas em valores provenientes do SQL Server Analysis Services, e assim garante uma maior flexibilidade e aumenta a abrangência das informações, pois o relatório poderá ter suas métricas especialmente desenvolvidas para ele com os mesmos dados que toda a empresa.

O Modelo Tabular permite ser testado inclusive durante seu desenvolvimento. Ao criar um projeto do Analysis Tabular, uma instância é criada no Localhost e através dela é possível realizar a conexão do Power BI. Isso torna o desenvolvimento muito mais veloz, pois possibilita a criação em paralelo do Analysis e do relatório do Power BI sem a necessidade de realizar deploy do projeto do Analysis.

Com estas dicas você conseguirá extrair o melhor dos recursos destas tecnologias, otimizará o processamento e a apresentação de suas informações. O diferencial que as empresas buscam cada vez mais.

 

2. O que é Report Server?

 

O Report Server é um repositório onde você pode exibir “Publicar” e gerenciar seus relatórios, painéis e KPIs online e offline, esta ferramenta está presente na versão do POWER BI Premium, com ele vem o Report Builder (que falaremos mais abaixo).

 

Power Bi - Report Server Internet - ENG DTP & Multimídia

Report Server - Imagem da Internet

 

Para exemplificar melhor o funcionamento do POWER BI Report Service, podemos dizer que  ele se assemelha ao SQL Server Reporting Services porem com algumas diferenças. Ambos são um serviço local no qual se pode publicar, relatórios, KPIs e planilhas do Excel, porém, no POWER BI Report Server você pode publicar os arquivos com extensão PBIX (.pbix) e ele também possui uma interface Web para publicação online.

 

Power BI - Report Server Web - ENG DTP & Multimídia

Report Server - Imagem da Web

 

O controle de acesso do POWER BI Report Server permite que você gerencie grupos de usuários e quais relatórios ou painéis cada usuário ou grupo pode acessar tanto online quanto offline, também é possível personalizar o ambiente online e aplicar a sua identidade visual ao ambiente e deixá-lo com a cara de sua empresa.

 

3. O que é Report Builder?

 

O POWER BI Report Builder é um Construtor de relatórios no formato do SQL Server Reporting Services, disponível no Power BI a partir da versão PRÓ. Esses relatórios podem ser impressos ou compartilhados. Eles são chamados de "paginados" porque são formatados de modo a se adaptarem bem a uma página. Eles exibem todos os dados em uma tabela, mesmo que a tabela abranja várias páginas. Às vezes são chamados de "pixel perfeito" porque você pode controlar o layout de página do relatório de maneira exata. Os relatórios paginados são baseados na tecnologia de relatório RDL do SQL Server Reporting Services.

 

Power BI - Report Buider Web - ENG DTP & Multimídia

Report Builder - Imagem da Web

 

Você pode visualizar o relatório no POWER BI Report Builder e ou publicá-lo no Power BI Web, porem você precisa de uma licença do Power BI Pro para publicar. É possível publicar e compartilhar relatórios em Meu Workspace ou com outros workspaces, desde que vinculado a uma conta do Power BI Premium.

Você pode conectar o POWER BI Report Builder em diferentes fontes de dados como:

  • Banco de Dados SQL do Azure e Data Warehouse (via Basic e Auth)
  • Azure Analysis Services (via SSO)
  • SQL Server por meio de um gateway
  • SSAS (SQL Server Analysis Services) via gateway
  • Conjuntos de dados do Power BI
  • Oracle
  • Teradata

 

Entre outras, você pode exportar o relatório para vários formatos, como HTML, MHTML, PDF, XML, CSV, TIFF, Word e Excel. O POWER BI Report Builder é uma ferramenta muito útil e prática para atender as demandas de relatórios de forma simples e rápida.

 

Agradecemos a Jeferson Tengan Amador por sua colaboração com o desenvolvimento deste artigo!

Jeferson Tengan Amador - ENG DTP & Multimídia

JEFERSON TENGAN AMADOR

 

Analista consultor com sólidos conhecimentos em tecnologias Microsoft. Atua há 8 anos em projetos de TI e atualmente está alocado na Netshoes, onde aplica tecnologias de desenvolvimento e faz análise dados.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

João Gabriel

João Gabriel

É Analista de Power BI, graduando em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua na área de Tecnologia há mais de 15 anos, atualmente é CEO na Marques Soares Business Intelligence e presta serviços em projetos de Power BI na Netshoes.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design