Blog Tecnológico

Business Intelligence - Conexão em tempo real

Luca Caruso • 16 set 2019

Business Intelligence - Conexão em tempo real

A definição de Business Intelligence se dá pelo processo de coleta, análise e monitoramento dos dados que sugerem suporte à gestão empresarial e de negócios. E a primeira etapa de seu processo como um todo, a coleta, pode ser considerada por duas eficientes maneiras: Por transferência de dados única ou por transferência direta. E neste artigo, citaremos mais detalhadamente as principais diferenças entre cada uma delas.

Business Intelligence com Power BI


A primeira se define como uma conexão simples entre a ferramenta de B.I. e sua própria fonte de dados. Chamamos de Data Dump (‘despejo’ ou ‘descarregamento’ em inglês) todo aquele processo onde a fonte de dados, independente se seu formato, fornece seu conteúdo para uma ferramenta de análise de Business Intelligence através de uma transferência única. Por isso a nomenclatura se assemelha a um despejo, ou algo que tem uma quantidade de informação sendo “jogada” de um origem a um destino uma única vez, sem o procedimento inverso.

Business Intelligence com Power BI


Ou seja, seus dados são repassados e não irão ser alterados na ferramenta de B.I. uma vez que a fonte for editada ou excluída, justamente por não haver nenhuma conexão direta. O exemplo mais comum possível é a atribuição de dados de uma planilha de Excel guardada em seu próprio computador pessoal a um Microsoft ® Power BI. Caso o Excel seja editado, o Power BI não irá refletir essas mudanças.

Porém quando mencionamos a transferência de dados direta, estamos nos referindo mais precisamente à interconexão entre origem e destino do conteúdo de informações. Isto é, a conexão atrelada entre a ferramenta de Business Intelligence e sua fonte, como por exemplo um Microsoft ® Power BI junto à um servidor Azure.

Business Intelligence com Power BI


Toda vez que o banco de dados da Azure for editado ou acrescentar novos registros, todas as atualizações refletirão no Power BI. Isto pois há um Data Gateway conectado entre ambos. Mas afinal, o que é isso?

Data Gateway é a instalação de um caminho fixo entre um software e sua fonte em tempo real. Diferente do termo anteriormente visto Data Dump, o Gateway relaciona as duas partes envolvidas com informações alteráveis na fonte e que refletirão de maneira exata de formatação no software de origem.

É uma opção muito interessante para companhias que já possuem um banco de dados estruturado internamente, mas que estejam interessadas em utilizar de uma ferramenta de Business Intelligence como Microsoft ® Power BI para visualizar os dados de forma criativa e interativa em tempo real, tal como distribuir seus relatórios a demais usuários.

E você? Qual modelo de conexão de dados você acredita que seja melhor para seus negócios?

Business Intelligence com Power BI


Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Luca Caruso

Luca Caruso

Luca Caruso é consultor de Business Intelligence na ENG DTP e Multimídia. Graduado em Marketing pela ESPM-SP e com experiências na indústria de tecnologia, com passagem na Adobe Brasil como analista de Channel Sales e Digital Marketing, gerenciando ferramentas de Big Data.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS