Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Business Intelligence para Finanças com Power BI

Luca Caruso • 30 jul 2019 • Microsoft Power BI

Business Intelligence para Finanças com Power BI

Business Intelligence para Finanças

Todos sabemos que os profissionais da área de economia em seu cotidiano estão cercados por números, cálculos matemáticos e informações teóricas que representam as atividades dentro das áreas de ciências econômicas e contábeis.

Economistas lidam diariamente com temas como a variação do Real equiparado ao Dólar e às demais moedas do mundo, variação da bolsa de valores, projeções financeiras, balanço patrimonial, demonstrativo de resultado, fluxo de caixa...

Toda essa informação se traduz na forma de dados quando inserida ao contexto tecnológico. Diversos programas hoje já permitem ao usuário usufruir da criação de atributos visuais com gráficos para indicadores econômicos através da manipulação de dados dentro destes programas. Desta maneira a interpretação dos dados facilita a tomada de decisão rápida e eficaz do usuário.


Com base em instituições de credibilidade para dados econômicos, a equipe da ENG desenvolveu um material de exemplo de Microsoft® Power BI por meio de um relatório interativo que exemplifica o como esta ferramenta nova da Microsoft® otimiza as operações de dados que envolvem relatórios para temas econômicos e financeiros. A robusta plataforma de Business Intelligence gera a fácil aproximação do usuário com os dados e contribui para as mais rápidas tomadas de decisão da empresa.
Nosso material inclui, com dados ao longo dos anos:

  • O Produto Interno Bruto brasileiro, com variação e acumulação por período anual (fonte: IBGE)
  • Câmbio do Real brasileiro equiparado ao Euro e ao Dólar americano, por período mensal e anual (fonte: XE Currency)
  • Índice de Desenvolvimento Humano, por período anual (fonte: Organização das Nações Unidas)
Estes gráficos foram criados cada um em uma página do relatório e exemplificam de maneira interativa a experiência de dados socioeconômicos dentro de uma plataforma de Business Intelligence. Inclusive com Microsoft® Power BI, não é preciso ser um expert em tecnologia para manusear ferramentas analíticas. Ele funciona de uma forma muito interativa, colorida e com um visual fácil de se identificar, principalmente quem é usuário de produtos do Microsoft® Office. O painel superior de botões é muito semelhante ao que já existe no Excel, Power Point, Word e Access.

Microsoft® Power BI permite a inserção de muitos dados de diferentes fontes, e dá um suporte concreto ao indivíduo economista e trabalhador a se destacar mercado financeiro com rápidos insights para investimentos e deslocamento de ativos, por meio de uma nova e poderosa tecnologia. E com planos gratuitos! Que tal fazer um teste e baixar o Microsoft® Power BI para testar em suas planilhas de atividades diárias?

Gostou deste conteúdo?




 

 

Luca Caruso

Luca Caruso

Luca Caruso é consultor de Business Intelligence na ENG DTP e Multimídia. Graduado em Marketing pela ESPM-SP e com experiências na indústria de tecnologia, com passagem na Adobe Brasil como analista de Channel Sales e Digital Marketing, gerenciando ferramentas de Big Data.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design